Diretoria de Bem-estar Animal

15/05/2017 - Saúde
Adote um patudo: Aniversário da Cão Terapia terá evento no sábado

foto/divulgação: OBA!

Cão Terapia ajuda na ressocialização dos animais resgatados

Uma festa diferente marcará os 10 anos do projeto Cão Terapia, da Organização Bem-Animal (OBA!), neste sábado (20), na Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis. O evento não é uma festa comum de aniversário, com comida e bebida. É um evento em que as estrelas caninas desfilarão pelo pátio, esbanjando todo o seu charme e alegria para conquistar um espaço no coração de alguém. E as lindezas felinas receberão os visitantes para chamegos, reservadamente, como é da sua natureza. O evento para incentivo à adoção dos patudos ocorrerá das 13h30 às 18h – se não chover.

 

A Cão Terapia foi criada para estimular as pessoas a visitarem a Dibea, atuarem como voluntários e adotarem cães e gatos resgatados de situações de maus-tratos e que estão no canil e no gatil municipais. Estão convidados os voluntários que fazem e fizeram a história do projeto nas tardes de sábado, para passear e se divertir com os peludos, e todas as pessoas que gostam de animais e desejam passar algumas horas se doando a eles e aquelas que querem incluir um amor de 4 patas na sua vida.

 

Os focinhos à espera de um lar são cães de todas as idades (filhotes, adultos e idosos); de tamanhos, pelagem e temperamentos variados; alguns com pequenas deficiências e todos preparados para o convívio familiar. Há também muitos gatinhos fofos à espera de uma nova chance. Todos os animais são microchipados, desverminados e vacinados. Os adultos são castrados e os filhotes são doados com a castração obrigatória gratuita aos 6 meses já agendada.

 

Os visitantes poderão passear e interagir com os patudos, dentro das dependências, antes de escolher ou serem escolhidos pelos animais. Esta interação é fundamental para verificar se o perfil do animal combina com o perfil e o desejo da família.

 

Para adotar

Os interessados em adotar devem ter 18 anos ou mais e precisam apresentar CPF e RG e assinar Termo de Responsabilidade, após entrevista. Os animais serão entregues, com toda a segurança, na casa da nova família nos dias seguintes ao evento. Adotantes de gato devem, obrigatoriamente, morar em apartamento com rede de proteção nas janelas e sacadas.

 

A Cão Terapia foi implantada em 19 de maio de 2007, em razão da necessidade de exercitar, recuperar  e ressocializar os animais retirados de maus-tratos pela Diretoria do Bem-Estar Animal e, principalmente, prepará-los para uma futura adoção. O contato com as pessoas é essencial para diminuir o trauma dos animais, pois menos estressados e mais confiantes, terão chance de ser acolhidos por uma boa família.

 

Além disso, o contato com os animais traz inúmeros benefícios para as pessoas, inclusive sendo recomendado por especialistas como complemento para doenças do corpo e da alma. Nestes 10 anos de Cão Terapia, dezenas de cães e gatos encontraram adotantes responsáveis e hoje estão em suas casas recebendo todo o amor e cuidados que merecem. 

 

Os encontros acontecem, todos os sábados à tarde, sem chuva, no Centro de Controle de Zoonoses, no Itacorubi.

 

IMPORTANTE:

- Não é permitida a entrada de pessoas com animais.

- Não será servido qualquer comida ou bebida para o público.

- Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte, 27 de maio.

- Presença da Guarda Municipal antes, durante e após o evento. 

- A Diretoria do Bem-Estar Animal resgata animais, SOMENTE de Florianópolis, através de denúncia de maus-tratos registrada em delegacia e posteriormente confirmada. 

- Abandonar animais é crime federal: lei 9.605/98.

 

Serviço

Evento: Aniversário de 10 Anos da Cão Terapia com Evento de Adoção

Data: 20 de maio - sábado

Horário: das 13h30 às 18h

Local: Centro de Controle Zoonoses de Florianópolis (CCZ) – SC-401 - ao lado do cemitério do Itacorubi.

Para presentear um patudo: latas de patê, areia sanitária, biscoitos, bifinhos ou sachês.

Entrada gratuita