Diretoria de Bem-estar Animal

12/05/2017 - Saúde
Dibea já completa quase 500 castrações nos bairros da cidade

foto/divulgação: SMS

Comunidade do Quilombo recebe caminhão da castração

A comunidade do Morro do Quilombo foi a mais recente beneficiada pelos mutirões de castração que passam pelos bairros mais carentes do município. Foram três dias atendendo os patudos daquela região, totalizando 50 cirurgias em cães e gatos que tiveram seu ciclo de reprodução interrompido. Nestes três primeiros meses, os mutirões da Diretoria do Bem-Estar Animal - Dibea ocorrem nos bairros Abraão, Serrinha, Campeche, Ingleses, Vila Aparecida, Morro da Descoberta (Maciço do Morro da Cruz), Tapera, Rio Tavares, Morro do Quilombo, Jardim Atlântico e Rio Vermelho.

 

Pouco mais de 510 cães e gatos serão castrados pela equipe da Dibea até o fim deste mês.  A Prefeitura tem caminhão próprio para o transporte dos cães e gatos e os leva e traz a pontos específicos anunciados previamente. Quem faz o cadastramento e a organização do processo são voluntários que atuam na comunidade que será visitada pelas equipes.

 

Apesar de o processo de castração ser rápido – a cirurgia dura menos de meia hora – os voluntários recolhem os patudos, os levam até a Dibea, onde é realizada a operação, e só no dia seguinte eles são devolvidos aos donos ou responsáveis. São priorizados cães e gatos que têm proprietários, porque, após o procedimento cirúrgico, eles precisam ser observados por um responsável durante uma semana.

 

As ações previstas até maio já tiveram seus cães e gatos cadastrados pelos voluntários que atuam nos bairros contemplados. Quem não for beneficiado nesses mutirões deve procurar o Bem-Estar Animal para agendamento das cirurgias – neste caso, a diretoria atende nas segundas e sextas-feiras.

 

Voluntariado

Há muitas formas de ser voluntário e ajudar o Bem-Estar Animal a cuidar dos cães e gatos que vivem em Florianópolis – principalmente aqueles em situação de rua. Segundo Fabiana Bast, diretora da Dibea, as ações vão desde a doação de alimentos e remédios, limpeza dos canis e gatil, monitoramento dos animais em campo, entre outros.

 

“Os voluntários são fundamentais para nos ajudar no controle populacional e na saúde pública”, afirma Fabiana. Para participar, é necessário ir à Dibea e participar de uma entrevista em que será verificada a disponibilidade de atuação do interessado. Atualmente há um cadastro atualizado de 60 voluntários.