Diretoria de Bem-estar Animal

07/11/2019 - Bem-estar Animal
Terapias alternativas auxiliam no tratamento de animais em Florianópolis
Acupuntura e outras técnicas são oferecidas por médica veterinária voluntária e trazem ótimos resultados no tratamento de animais resgatados pela Diretoria de Bem-Estar Animal

foto/divulgação: Dibea PMF

Terapias alternativas auxiliam no tratamento de animais em Florianópolis

O importante trabalho de resgate de animais vítimas de maus-tratos ou outras violências (como atropelamentos) realizado pela Dibea é apenas o começo de uma série de ações fundamentais para o estabelecimento da saúde dos animais.

Há poucos meses, alguns animais resgatados que já recebiam tratamentos veterinários convencionais passaram a fazer também sessões de acupuntura e outras terapias alternativas – como moxabustão (que consiste em aquecer a região afetada através da queima de ervas medicinais), cromoterapia (que energiza o organismo utilizando as cores do espectro solar) e a aromaterapia (que trata doenças utilizando óleos essenciais). O acompanhamento de animais como o “vovô” Rodolfo é feito pela médica veterinária Roberta Mounayer, da Bicho da Mandala, que, semanalmente, realiza sessões de acupuntura.

A acupuntura é utilizada para diversas doenças por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos (acupontos). Com ela é possível equilibrar o organismo dos bichos de modo menos invasivo, mas muito eficiente. A técnica é indicada para tratar dores crônicas ou agudas, paralisias, sequelas de cinomose, doenças neurológicas, renais ou dermatológicas, doenças oesteomusculares (como displasia coxofemural e artrose), pós-cirúrgico e para aliviar problemas da idade, melhorando a qualidade de vida em animais idosos.

O tratamento com acupuntura oferecido aos animais da Dibea é complementado com outras técnicas que visam restaurar o equilíbrio físico e emocional dos pacientes. As técnicas utilizadas têm como grande benefício, além dos resultados, obviamente, a potencial suspensão do tratamento com medicamentos alopáticos, que muitas vezes são caros e apresentam diversas contraindicações e efeitos colaterais.

 

  • Os tratamentos visam trabalhar questões energéticas, emocionais, comportamentais e físicas. Tanto a acupuntura quanto as outras terapias me permitem trabalhar o animal em sua totalidade, e esse é o grande diferencial em relação aos tratamentos convencionais. Por exemplo, em um animal que foi atropelado, que tem dor e está mancando, o tratamento feito vai além do membro ferido, eu trabalho o animal por completo explica a médica veterinária Roberta Mounayer, voluntária da Dibea.
  • Roberta Mounayer é voluntária da Dibea há muitos anos, e em 2019 passou a oferecer acupuntura e terapias alternativas a animais vítimas de atropelamento ou maus-tratos. Atualmente, a veterinária atende a cinco cachorros por semana. A importância do trabalho é reconhecida pela diretora da Dibea, Fabricia Costa.

 

 

  •  A terapia natural equilibra o corpo e a mente dos animais resgatados, fazendo com que o corpo deles seja capaz de promover a autocura pontua Fabricia. 

 

O prefeito de Florianópolis endossa a opinião da diretora da Dibea, ressaltando a importância do trabalho voluntário no atendimento aos animais.

 

  • É muito emocionante poder ver a evolução no tratamento de cães que chegam na Dibea sem nem conseguir andar. Para esses animais e para a sociedade, o trabalho realizado pelos voluntários como a Drª Roberta é fundamental — afirma Gean Loureiro.

 

LINK DA MATÉRIA NA INTEGRA ↓↓↓

Terapias alternativas auxiliam no tratamento de animais em Florianópolis