Diretoria de Bem-estar Animal

04/03/2020 - Bem-estar Animal
Prefeitura de Florianópolis se posiciona contra a farra do boi pelo segundo ano seguido
Gean Loureiro não esperou o período de quaresma para iniciar a campanha “Farra do boi é tortura”

foto/divulgação: Divulgação

Dibea

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Florianópolis realiza uma campanha contra a Farra do Boi. Intitulada “Farra do Boi é tortura”, a ação começou em janeiro e tem outdoors, faixas de segurança e outras intervenções artísticas espalhadas pela Capital, para conscientizar a população contra esta prática que é considerada crime desde 1998. 

A temporada da Farra do Boi ocorre de novembro a maio, mas o maior número de ocorrências são registrados durante o período da quaresma, que inicia após o carnaval e termina na chamada Quinta-feira Santa, que antecede a Páscoa. 

Gean Loureiro é o primeiro prefeito de Florianópolis que se posiciona efetivamente contra esta prática. No ano passado, a campanha realizada teve repercussão nacional, ganhando apoio de ativistas e ONGs de proteção animal. 

Neste ano, o prefeito recebeu ativistas da causa animal, ONGs e órgãos oficiais e reforçou a parceria do município com Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Guarda Municipal e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a fim de criar uma rede de combate à Farra do Boi. 

O número oficial para realizar denúncias é 190. Não deixe de denunciar esta prática arcaica de tortura, que não pode ser tratada como tradição. A Farra do Boi é considerada crime de maus-tratos animais, pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, e pode resultar em processo criminal e multa.