Diretoria de Bem-estar Animal

25/07/2011 - Saúde
Prefeito de Limeira veio conhecer o Bem Estar Animal
Cidade está implantando um programa semelhante

foto/divulgação:

 O secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, recebeu nesta segunda-feira a visita do prefeito municipal de Limeira (SP), Silvio Félix da Silva. Ele veio conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Diretoria do Bem Estar Animal de Florianópolis. A prefeitura daquele município já está implantando um projeto parecido. “Viemos aprender com quem tem o melhor trabalho nesta área no Brasil”, afirmou o prefeito.

 

 

Criado em 2005, primeiro como uma coordenadoria, a DBEA de Florianópolis trabalha a partir do binômio saúde e educação. “A idéia principal é educar a população para que ela tenha consciência de que o animal pertence a ela e é ela quem deve cuidar dele”, destacou o secretário da Saúde. Ele lembra que o município oferece gratuitamente as condições para que as famílias de baixa renda possam dar uma atenção especial a seus animais de estimação. Os serviços vão desde a castração até cirurgias mais complexas.

 

A responsável pela Diretoria do Bem Estar Animal, Maria da Graça Dutra, informou durante a reunião que o número de animais castrados nos últimos cinco anos ultrapassa a casa dos 30 mil. Ela lembra que uma fêmea que gere duas ninhadas a cada mês, e cada nova geração de fêmeas vá tendo a mesma produtividade que a matriz original, em cinco anos o número de descendentes terá ultrapassado os 33 mil.

 

 

Para ela outra ação importante é a desenvolvida em parceria com a Secretaria da Educação do município e outras entidades da área. Periodicamente a DBEA recebe a visita de estudantes destas instituições que vêm conhecer de perto o trabalho realizado pela equipe da diretoria. Além disso, é feita a entrega nas escolas da rede municipal de ensino de uma cartilha que ensina como cuidar e respeitar os animais. O encontro desta segunda-feira contou ainda com a presença do secretário-adjunto da Saúde de Florianópolis, Clécio Espezim.

 

 

 Para saber mais sobre a Diretoria de Bem Estar Animal de Florianópolis clique no link www.pmf.sc.gov.br/entidades/bemestaranimal

 

 

 


galeria de imagens