Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

home >

CURSOS

CURSOS DE ARTESANATO

 

A proposta de cursos de artesanato tem como objetivos a promoção da aproximação entre os participantes e o aprendizado de técnicas que favorecem o desenvolvimento da criatividade e da confecção de produtos com potencial de comercialização.

Configura-se então, num importante espaço de geração de trabalho e renda alternativa para a comunidade participante.

 

CURSOS OFERECIDOS

 

Curso de Pachcolagem
Curso de Cartonagem
Curso de Feltro
Curso de bonecas
Curso de motivos personalizados em tecido e feltro

 

Quando acontece:

 

Todas as quartas e quintas-feiras das 14h00min às 17h00min horas, com a orientação da professora Elenir.

 

 

Clique aqui e visualize o cronograma dos minicursos e oficinas oferecidas.  

 

Obs. As aulas de artesanato também são ministradas por voluntários convidados pela Direção da biblioteca.

 

1. Curso de Grampada

A Grampada assim chamada devido ao grampo que, além da agulha de crochê, pode ser feita com linha fina ou grossa, sempre em combinação com o crochê, e serve para a confecção de entremeios, rendas, chalés, etc.
È uma espécie de galão, ornado de laçadas dos dois lados, o qual se consegue, pondo o fio em redor do grampo, formando laçadas , que se ligam, entre si, com uma coluna central de meios pontos, pontos simples ou pontos fechados. As laçadas podem ser largas ou estreitas, conforme o tamanho do grampo.

Para sua execução, a grampada exige certa prática, precisão e nitidez. As grampadas prontas podem ligar-se de diferentes maneiras: com o auxílio de uma agulha de crochê, entrelaçam-se as laçadas, uma com a outra, sem empregar fio algum.Tomam-se uma ou duas laçadas de uma fileira de grampada, passando as pela mesma quantidade de laçadas de outra fileira, entrelaçando-as.

 

(a) Quando acontece:

Todas as 3ª feiras, das 15h às 17:30h com a Professora Gecy.

 

FONTE: http://www.arteaplicada65.com.br/o-textil-arte-aplicada-artesanal-grampada.php?menu=otextil

 

AULAS DE PIANO

 

As aulas de Piano ocorrem an Biblioteca Pública Municipal Profº Barreiros Filho desde junho de 2011 em parceira com a Fundação Franklin Cascaes. O ministrante das aulas é o Professor Alexandre Dietrich e a inscrição para participar das aulas acontecem no primeiro semestre de cada ano, de abril a maio. O público-alvo são crianças e adolescentes, com faixa-etária de 7 a 16 anos.

 

 

 OBSERVAÇÃO: As aulas de piano 2012 estão previstas para o 2º semestre e dependem da liberação do professor pela Fundação Franklin Cascaes. Portanto, as inscrições estão previstas para os meses de julho e junho. Acompanhe no site!

 

 

AULAS DE INFORMÁTICA BÁSICA


Este curso procura promover competências básicas de informática, visando o desenvolvimento da autonomia do cursista na utilização eficiente do computador nas suas tarefas cotidianas.

 

As aulas de Informática Básica ocorrem na Biblioteca Pública Municipal Profº Barreiros Filho em parceria com o Ministério das Comunicações, num telecentro constituído nas instalações desta biblioteca. As inscrições para as aulas acontecem Trimestralmente, iniciando em março e com término em outubro de cada ano. O público-alvo são jovens e adultos e a inscrição e todo o curso é gratuíto.

Quando acontece:

 

De segunda-feira a quinta-feira, com duração de uma hora, no péríodo vespertino, com a orientação do monitor Arthur.

 

 

Clique aqui e veja o cronograma das aulas.

 

MAIORES INFORMAÇÕES

 

Fone: (48) 3271-7914

E-mail: biblioteca.continente@gmail.com

Responsável: Silvana