Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

home >

OFICINAS

 

A Biblioteca Pública Municipal Profº Barreiros Filho oferece aos seus usuários e comunidade em geral, oficinas culturais com o apoio e parceria da Fundação Franklin Cascaes, Grupo Gratta e voluntários da própria comunidade local.


OFICINAS OFERECIDAS

 

 

RENDA DE BILROS


A renda de bilros atividade feminina desde o século XIX, possui significativa importância na economia doméstica e social da população catarinense já que “onde há redes há rendas”.

Segundo o artigo de Doralécio Soares, publicado na revista da Comissão Catarinense do Folclore, em 1957, “as rendeiras da Ilha de Santa Catarina, na sua maioria, descendem de portugueses da Ilha dos Açores”.


A partir disso, a Biblioteca Pública Municipal  Prof º Barreiros Filho em parceria com  a a Fundação Franklin Cascaes, oferece para a comunidade oficinas que tem como objetivo perpetuar a tradição açoriana entre as mulheres da nossa comunidade.

 

CRIVO


O bordado labirinto, mais conhecido como CRIVO é uma espécie de bordado tradicional do Brasil. Produzido a partir de tecidos finos, a técnica que data do século XVII é feito tradicionalmente com linha branca sobre tecido branco, compondo os motivos com ponto cheio e retirando ou recortando parte do tecido fundo.

O artesanato deriva de uma gama extensa de trançados europeus, vindo por intermédio da colonização portuguesa, mas revelando-se bastante original combinado aos diversos elementos da cultura brasileira.


Sabendo então, da importância cultural desta arte popular catarinense, a Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho em parceria com  a  Fundação Franklin Cascaes, oferece para a comunidade oficinas semanais.

 

 

 OBSERVAÇÃO: As Oficinas de Bilros e Crivo 2012 estão previstas para o 2º semestre e dependem da liberação dos professores pela Fundação Franklin Cascaes. Portanto, as inscrições estão previstas para os meses de julho e junho. Acompanhe no site!

 

OFICINAS GRUPO GRATTA

 

As Oficinas do Grupo Gratta, da Associação Cultural Sol e Lua, ocorrem no espaço da biblioteca e busca a participação da comunidade sem nenhum tipo de ônus para a instituição ou para o participante. O público-alvo são crianças e adolescente com histórico de risco social. O lema do Grupo, segundo a coordenadora Vera é “saindo das ruas e subindo no palco”. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na própria biblioteca.

 


O Grupo Gratta possui as seguintes oficinas:

 

  • Teatro
  • Street dance
  • Dança livre e cover
  • Axé 

 

Clique aqui para visualizar o cronograma das oficinas oferecidas