Prefeitura

CMDCA / FMDCA



  • Banner: Disque denúncia
  • Banner: Conheça o CMDCA
  • Banner: DENÚNCIA ONLINE
  • Banner: Conheça o FMDCA
  • Banner: Conheça as Entidades
home >
Disque Denúncia

Congregando as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Diretoria de Serviços de Média Complexidade, o Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – antigo Sentinela e Poasf – consiste em um programa que presta atendimento psicossocial à crianças e adolescentes vítimas de violência física, sexual, psicológica ou qualquer tipo de negligência.

 

Dentre outras ações, o Serviço Sentinela vem desenvolvendo, na sua 3ª edição, o Projeto Sentinela na Comunidade. Este projeto tem como público alvo famílias de diferentes regiões do município, encaminhadas para atendimento. Tem como proposta promover o debate sobre o lugar da criança e do adolescente na família e na sociedade, na tentativa de prevenir a (re) incidência da violência contra esse segmento populacional.

 

O Projeto Sentinela na Comunidade, neste ano, está organizado em oito encontros mensais, em que são discutidos assuntos como: as formas de violência contra crianças e adolescentes, o papel dos limites na educação dos filhos, o desenvolvimento infantil, a fase da adolescência e outros temas relevantes sugeridos pelas famílias participantes.

 

O acesso ao Serviço também ocorre por meio de encaminhamentos dos Conselhos Tutelares, através do SOS Disque Denúncia ou na sede do serviço e pelo Disque 100, que é o telefone de denúncias de violência contra crianças e adolescentes em âmbito nacional.

Caso confirmado a situação de violência, a Equipe de Diagnóstico encaminha a criança/adolescente e sua família para atendimento na Equipe de Acompanhamento. A vítima e sua família são também acompanhadas por uma assistente social e uma psicóloga, e em alguns casos, por uma pedagoga. O acompanhamento prestado leva em torno de um ano e meio.

 

O Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes integra o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), portanto agrega-se aos demais serviços desenvolvidos pelo Centro: o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Programa de Liberdade Assistida  e Prestação de Serviços à Comunidade, o Centro de Referencia especializado no atendimento à mulher em situação de violência, o Programa Abordagem de Rua e o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Busca-se ainda o trabalho em conjunto com toda a rede de atendimento: Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e Juventude, abrigos, Secretaria Municipal de Saúde e serviços disponíveis de atenção à saúde, Secretaria Municipal de Educação e unidades de ensino, entre outros.

 

Para denunciar pelo SOS Disque Denúncia, ligue para 0800-6431407. O Serviço está disponível para atendimento das 8:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira.



Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.