Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

06/05/2016 - Cultura
Funcine tem novo conselho administrativo
Em solenidade na Casa da Memória, novos conselheiros do Fundo Municipal de Cinema foram nomeados para gestão 2016/2018

foto/divulgação: Dieve Oehme

Marcelo Seixas apresentou metas aos conselheiros do Funcine

O lançamento de um edital de cinema voltado à produção local e o fortalecimento de cineclubes como espaços de exibição e debate sobre filmes são algumas das metas do Fundo Municipal de Cinema em 2016. O novo conselho diretor do Funcine tomou posse nesta quinta-feira (5), tendo como presidente Marcelo Pereira Seixas, representante da Associação Cinemateca Catarinense.

 

Além da presidência, integram a diretoria Flávia Person, como vice-presidente, representando a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD/SC); e Lilian Schmeil, representante da Fundação Franklin Cascaes, ocupando a secretaria. Realizado na Casa da Memória, o evento de posse contou com a presença de representantes do setor audiovisual e do presidente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, André Luiz Jesus dos Santos, além do secretário Municipal de Cultura, Pedro Almeida, que saudou os conselheiros. “Espero que possamos trabalhar juntos no atendimento das demandas do audiovisual catarinense”, disse.

 

Criado em 1989, pela Lei Municipal nº 3252, o Fundo Municipal do Cinema visa ao planejamento e fomento de programas e projetos para o audiovisual em Florianópolis. Além de oferecer apoio técnico para a produção de conteúdos audiovisuais, o Funcine fomenta o setor por meio de editais públicos como o Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão, que tem viabilizado a criação de dezenas de curtas metragens desde a primeira edição em 2004. Também apoia a formação de profissionais da área, promovendo cursos, palestras e seminários, entre outras atividades.

 

 O Fundo é gerido por um Conselho Administrativo constituído por cinco integrantes titulares e cinco suplentes, representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaces (FCFFC); Associação Cinemateca Catarinense; Associação Brasileira de Documentaristas (ABD/SC); Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões de Santa Catarina (SATED/SC); e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A diretoria é eleita entre os conselheiros.

 

Para a atual gestão, com vigência até 2018, foram estabelecidas como metas o levantamento do patrimônio do Funcine, com a catalogação e avaliação do acervo documental, audiovisual, gráfico e de equipamentos;  realização de parcerias institucionais para aquisição de equipamentos de projeção e implantação de espçaos de exibição e debate (cineclubes); atualização da legislação do Fundo e lançamento do edital Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão 2016 ainda neste primeiro semestre.

 

Composição do Conselho Administrativo – FUNCINE

 

Cinemateca Catarinense

Marcelo Pereira Seixas – Titular

Zeca Nunes Pires – Suplente

 

ABD/SC

Flávia Person – Titular

Anna Carolina Martins Alho - Suplente

 

UFSC

Alessandra Brandão – Titular

Rodrigo Garcez da Silva – Suplente

 

SATED/SC

Marcos Ribeiro – Titular

Karu Torres – Suplente

 

FCFFC

Lilian Schmeil – Titular

Jaqueline Gonçalves – Suplente

 

Diretoria

 

Marcelo Pereira Seixas – Presidente

Flávia Person – Vice-Presidente

Lilian Schmeil – Secretária

 

 

Marcelo Pereira Seixas, membro da Associação Cinemateca Catarinense, é bacharel em Artes Plásticas pela Udesc, com mestrado em Teoria e História da Arte pela mesma instituição. É também membro da Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do Edital Prêmio Catarinense de Cinema 2014/2015, e membro suplente do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Conselho Nacional de Cultura, além de presidente da Associação Catarinense de Arte Educadores de Santa Catarina (AAESC). Foi Presidente da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (ACAP) e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPCF).

 

 

* Com informações do Funcine 


galeria de imagens