23/06/2020 - Saúde
Guarda Municipal inicia mais um dia de fiscalização intensa do transporte coletivo

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Com o retorno do transporte coletivo intermunicipal e consequentemente um aumento demanda e circulação de passageiros nos terminais, a Guarda Municipal de Florianópolis segue fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção ao Coronavírus no ônibus.

A exemplo da última segunda-feira, 22, os agentes seguem posicionados nas entradas da cidade: lado Continental da Ponte Hercílio Luz e alça de acesso ao Ticen, no final da Ponte Pedro Ivo. Todos os ônibus estão sendo abordados.

A partir de agora, a empresa de ônibus que descumprir qualquer regra relacionada ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, terá de retornar com os passageiros para a cidade de origem. Em seguida, em caso de reincidência, o funcionamento das linhas da empresa infratora será suspenso em Florianópolis até que comprove capacidade em corrigir a falha e atender a demanda de passageiros de forma correta. A avaliação será feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Florianópolis orienta a população a não forçar o embarque em caso de aviso quanto à lotação máxima permitida. Também é importante higienizar as mãos antes e depois do embarque. Ao sentar, o passageiro deve sentar, sozinho, no assento ao lado da janela. Não é permitido dois passageiros sentados lado a lado nos conjuntos de assento. Denúncias de irregularidades podem ser feitas junto aos fiscais das empresas e pelo 153, ao acionar a Guarda Municipal.