04/01/2018 - Comcap
Prefeito Gean abre inscrições ao Minhoca na Cabeça
Inscrições para oficinas, onde serão entregues os kits do minhocário, devem ser feitas pelo http://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/MinhocaCabeca/

foto/divulgação: Cristiano Andujar / PMF

Prefeito Gean Loureiro faz inscrição número um do Minhoca na Cabeça

O prefeito Gean Loureiro apresentou na manhã desta quinta-feira o sistema web do projeto Minhoca na Cabeça. Ele fez a inscrição de número 1 e vai participar da primeira oficina, no dia 20 de janeiro, para aprender a valorizar e recuperar os resíduos orgânicos, quando começarão as ser entregues os 500 kits para compostagem domiciliar com minhocas.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, vai distribuir 500 minhocários para residentes na primeira etapa, já com previsão de dobrar o lote nos próximos meses. Estão programadas 20 oficinas para 25 participantes cada, entre os dias 20 de janeiro a 10 de abril, no Jardim Botânico de Florianópolis. Cada oficina terá duração em torno de duas horas.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo sistema web http://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/MinhocaCabeca/.

“O investimento no Minhoca na Cabeça é tão pequeno e a economia tão grande que ele se justificaria por si só, mas o projeto ainda tem grande relevância e ineditismo por trabalhar a consciência ambiental na gestão dos resíduos urbanos”, disse o prefeito Gean Loureiro. Ele destacou o grau de inovação que pode ser alcançado, inclusive na administração pública, quando a gestão é participativa.

O presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins, explicou que o projeto Minhoca na Cabeça nasceu do desafio de inovação feito pelo prefeito Gean há quatro meses. Carlão Martins replicou o desafio na Comcap e a ideia e nome do projeto foi apresentada pelo gerente da Divisão de Informática da Comcap, Marildo Peixe. Ele pratica a compostagem doméstica há cinco anos e há três migrou para o sistema de vermicompostagem (com minhocas) porque oferece a vantagem de maior controle sobre vetores, como animais e insetos.

Redução da pegada de carbono

Com base na produção média diária de 1,6 quilo de resíduos orgânicos por família de quatro pessoas, os 500 colaboradores desviarão 292 toneladas de resíduos orgânicos por ano em Florianópolis, com economia direta de R$ 43 mil em transporte até o aterro sanitário e redução de 70% na emissão de carbono (gases de efeito estufa).

O resultado estimado contribui com as metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Florianópolis, de desviar do aterro sanitário 37% dos recicláveis secos e 45% dos resíduos orgânicos até 2020.

O projeto é operacionalizado pela Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap e controlado por meio de sistema web desenvolvido pela Diretoria de Sistemas de Governo Eletrônico da Prefeitura de Florianópolis.

CLIQUE AQUI para ver entrevista em vídeo com presidente da Comcap, Carlão Martins

• Presidente da Comcap explica que projeto Minhoca na Cabeça atende às metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos ao estimular cidadão a recuperar resíduos orgânicos na fonte geradora. (Vídeo feito por Fabiano Linhares/Secom/PMF)

CLIQUE AQUI para ver entrevista em vídeo com prefeito Gean Loureiro

• Prefeito Gean Loureiro aponta que o projeto Minhoca na Cabeça tem o objetivo de gerar consciência ambiental ao estimular as famílias a reciclar seus hábitos. Com a separação e recuperação dos orgânicos nos domicílios, explica o prefeito, Florianópolis vai conseguir reduzir o percentual de lixo encaminhado ao aterro sanitário.

CLIQUE AQUI para ver como será o minhocário

• Prefeito Gean Loureiro explica como operar a composteira que será distribuída em Florianópolis.