27/11/2017 - Consumidor
Procon constata irregularidades em lojas durante a Black Friday

foto/divulgação: Procon/Divulgação

Ofertas monitoradas

Na última sexta-feira, 24, durante a Black Friday, o Procon Municipal foi às ruas para conferir se as lojas estavam realmente cumprindo com as ofertas anunciadas. Ao final da ação, das 10 lojas monitoradas, quatro foram flagradas cometendo irregularidades nas promoções de alguns produtos, como geladeira, cafeteira, ar condicionado e vídeo games, conforme pesquisa que havia sido elaborada anteriormente. Na sede do Procon, que fica na Praça XV de Novembro, Centro de Florianópolis, nenhuma reclamação foi registrada.

 

“Agora, serão abertos processos administrativos para notificar estas lojas. Primeiro temos que definir de que modo elas feriram o Código de Defesa do Consumidor, se foi propaganda enganosa, aumento injustificado de preço ou não cumprimento da oferta entre outros para depois tomarmos as medidas cabíveis”, explicou o superintendente do Procon, Marcel Vieira.

 

Ação

Para tentar coibir as fraudes da Black Friday, o Procon de Florianópolis esteve, desde outubro, monitorando o comércio para conferir se as ofertas anunciadas seriam realmente cumpridas. Uma lista de produtos da linha branca, eletroportáteis, eletrônicos e celulares tiveram seus preços registrados e foram comparados com os divulgados no dia 24, tanto em lojas, físicas e virtuais.

 

A lista ficou disponível para os consumidores fazerem a comparação na página do Procon de Florianópolis no Facebook e na página da Secretaria de Defesa do Consumidor, no site da Prefeitura.


galeria de imagens