25/05/2015 - Consumidor
Defesa do consumidor fortalecida no município
Com mais autonomia, Secretaria ganha agilidade nas ações e no atendimento

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Secretaria de Defesa do Consumidor já está em funcionamento

As ações voltadas para a defesa dos direitos do consumidor no município têm agora um novo capítulo: a criação da Secretaria de Defesa do Consumidor, que já está em funcionamento na rua Tenente Silveira, 299, no Centro, trouxe mais autonomia ao órgão e mais agilidade no atendimento.

O assessor jurídico da Pasta, Gabriel Meurer, destacou que, além das significativas mudanças físicas do local, agora o órgão terá independência para fortalecer as ações em prol do consumidor. “Este é o início de um novo momento da defesa do consumidor em Florianópolis, em que poderemos, com mais agilidade, atender à população”, disse.

Entre as novidades, está a diminuição do prazo de espera no momento de marcar uma audiência de conciliação. Se o consumidor não chegar a um acordo no guichê de atendimento da Secretaria, já sairá com a data da audiência definida, não precisando voltar ao local para marcar. A autonomia trouxe também a oportunidade de contratação efetiva: até o final do mês, seis novos funcionários, aprovados em concurso, serão  efetivados.

O novo espaço conta também com diversas melhorias, entre elas o aumento de guichês - de três para oito - para o atendimento ao público e mais uma sala para audiências de conciliação: agora são duas. Outra novidade foi o aumento no número de fiscais para os trabalhos de vistorias, de dois para seis.

Para o secretário de Defesa do Consumidor, Tiago Silva, as mudanças só tendem a trazer melhorias para a população. “Todas as ações feitas até agora - com os bancos, operadoras de telefonia móvel e postos de gasolina - só exemplificam nossa real preocupação com a garantia dos direitos do consumidor. Seguiremos melhorando a fiscalização e o atendimento para esclarecer as dúvidas e a resolução dos problemas dos consumidores”, garantiu.


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