13/07/2015 - Consumidor
Defesa do Consumidor lança fôlder educativo
São 30 mil exemplares a serem distribuídos em diversos pontos da cidade

foto/divulgação: PROCON

Cartilha terá 30 mil exemplares

A partir desta segunda-feira (13), os consumidores de Florianópolis terão uma fonte de orientação sobre como fazer compras respeitando seus próprios limites, com o lançamento, por parte da Secretaria de Defensa do Consumidor, do fôlder intitulado "Consumo Consciente".

De acordo com secretário da Pasta, Tiago Silva, serão distribuídos na cidade cerca de 30 mil exemplares do informativo. Nele, estão dicas fáceis e práticas para ninguém sair consumindo atabalhoadamente, sem pensar nos limites e consequências de seus atos. O folheto inclui dicas de respeito ao meio ambiente e de olhar atento para o cumprimento do Código dos Direitos do Consumidor

Esta primeira edição traz dez dicas de como realizar uma compra consciente e evitar incômodos depois de levar o produto para casa. Além do fôlder, o Procon de Florianópolis também está nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram. Confira a fanpage do Facebook neste LINK


Veja as 10 Dias para uma Compra Consciente


1 - Não gaste mais do que ganha
- O limite de gastos deve ser o da própria renda. Não consegue ganhar mais? Então, tem de gastar menos.

2 - Saiba quanto gasta - Quem não sabe quanto gasta, sempre gasta mais do que pode. Faça anotações. Controle suas despesas durante algum período, inclusive as pesquenas.


3 - Exija comprovante fiscal - É mais do que um simples pedaço de papel. Você assegura seus direitos em caso de reclamação, ajuda a combater a sonegação, a gerar empregos, impostos, além de facilitar o controle de suas próprias contas.


4 - Seja responsável com a sociedade - Na hora de escolher um produto ou fornecedor, lembre-se de que por trás das falsificações, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida e da pirataria, pode haver crimes, trabalho escravo, desrespeito à natureza e à dignidade humana. Consumidor responsável estimula e prestigia o comércio e a indústria responsáveis.


5 - Controle seu orçamento - Primeiro, faça um orçamento. Pode ser simples. Inclua todas as receitas e despesas previstas. Depois, faça anotações, controles e compare os valores orçados com os realizados. Vá ajustando com o passar do tempo. Este item merece orientação e acompanhamento contínuo.


6 - Não compre por impulso
- Planejamento e autocontrole são palavras-chave. Para o mercado, faça lista de compras. Quando comprar vestuário, compre o que precisa. Dê mais uma caminhada. Pesquise. Compare. Negocie. Valorize o seu dinheiro. 


7 - Procure comprar sempre à vista - Há muitas razões para isso: melhores preços e condições, melhor atendimento, mais prazer, força de negociação. Mas a principal razão é outra: quem compra à vista não se endivida.


8 - Controle a validade e a qualidade - A melhor maneira de preservar o seu dinheiro é não desperdiçar. Boas compras ajudam a preservar seu dinheiro. Quer comprar? Alguém quer vender. Use seu poder de consumidor. Exija qualidade.


9 - Seja responsável com o planeta - Valorize produtos de fornecedores certificados, de baixo consumo, feitos com material reciclado ou reciclável. Ao descartar produtos, seja seletivo, especialmente com pilhas, baterias e similares. Faça a sua parte.


10 - Conheça (e exija) seus direitos - Leia o Código de Defesa do Consumidorpelo menos uma vez. Nota fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, selos de certificação, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga.


galeria de imagens