15/10/2015 - Consumidor
Defesa do Consumidor fará mutirão de crédito
Consumidores da Capital terão oportunidade de renegociar dívidas

foto/divulgação: SMDC

Reunião preparatória para o evento

Consumidores da Capital com dívidas junto a bancos públicos e privados terão oportunidade de renegociá-las. Durante cinco dias, de 9 a 13 de novembro, acontecerá, no Largo da Catedral, o I Mutirão de Recuperação de Crédito, a ser realizado pela Secretaria de Defesa do Consumidor de Florianópolis.

“É um momento de crise. Se não está bom para os bancos, imagina para os consumidores”, comentou o secretário Tiago Silva, durante a última de três reuniões preparatórias para o evento com representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Bradesco e do Santander, ocorrida na tarde desta quinta-feira (15).

Todos estes bancos manifestaram interesse em participar do I Mutirão de Recuperação de Crédito. Já o Itaú e o HSBC, embora tenham sido convidados, ainda não se pronunciaram.

“Eu estou bem otimista. Pelo momento de crise, acho que as pessoas querem essa oportunidade de ‘limpar’ o seu nome. E, quando o Procon chama, eles até se sentem mais protegidos. Vamos fazer um grande mutirão”, acredita Tiago, que também tem em vista a proximidade do Natal.  

“É preciso do intermédio de terceiro de boa-fé para os endividados acreditarem (nas propostas dos credores)”, reforçou a representante da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Paula Castro, ao participar da reunião de preparação para o evento ocorrida na semana passada. E ela foi além: “Para mim, mutirão tem sucesso quando o devedor vem”.

A ACIF, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina foram igualmente convidadas a integrar o mutirão.

Endividamento

A Fecomércio, aliás, em sua Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada no mês de setembro, apurou que 87,4% das famílias de Florianópolis estão endividadas, sendo a cidade com o pior índice no Estado. E que, em 64,4% dos casos, o cartão de crédito é o principal agente do endividamento. Na pesquisa, foram ouvidos consumidores em potencial maiores de 18 anos dos municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Itajaí.


galeria de imagens