Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

16/08/2018 - Igualdade
Coppir lança Projeto de Sustentabilidade para o Quilombo Vidal Martins

foto/divulgação: pmf

Coordenador Fábio Dias e Srª. Maiara Cristina Gonçalves

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Projeto "Incentivo a Produção de Plantas Alimentícias e Redes de Trocas de Sementes na Comunidade Quilombola Vidal Martins", que conta com a colaboração da Doutoranda em Botânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Srª. Maiara Cristina Gonçalves, esta participando do Processo Seletivo que busca apoiar Projetos de fortalecimento e expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos/Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O referido Projeto contará também com a participação enquanto Organização da Sociedade Civil Executadora do Instituto Liberdade.

 

Atualmente, o crescente processo de globalização leva a população negra e as comunidades tradicionais, de um modo geral, à perda de seus referenciais culturais no âmbito da produção e consumo, sejam de bens materiais sejam de bens imateriais, entre os quais a agricultura em todas as suas modalidades se destacam. A população negra, particularmente, as comunidades tradicionais de matriz africana, não fogem a esse padrão, pois, possuem um acervo de conhecimento que se não registradas e estimuladas a se manter, tendem a desaparecer. Mas, ao lado desse movimento por homogeneização da cultura existem também movimentos reativos, que se expressam pela mobilização, principalmente, da juventude para descobrir suas origens e transformá-las em referência identitária, no caso a identidade negra. Faz-se necessário o resgate destes saberes e fazeres que possam servir para a sua continuidade tanto no mundo rural, quanto no urbano (quilombos, clubes e organizações culturais civis).

 

Desta forma, o Projeto supramencionado orienta-se no sentido da promoção de ações que levem à difusão e preservação da cultura da população negra e dos povos tradicionais de matriz africana pelo resgate da história, de saberes e fazeres, seja através da produção de um relatório sistematizado sobre alimentação e plantas alimentícias quilombolas, avaliação nutricional de algumas espécies vegetais e estímulo da produção de alimentos ligados a cultura tradicional negra catarinense na comunidade urbana Quilombola Vidal Martins, e/ou seja através de orientações técnicas de cultivo e visitas de jovens e adultos desta comunidade.

Neste interim, o Município de Florianópolis consolida e reafirma o seu compromisso em executar políticas públicas eficazes de promoção da igualdade racial direcionadas aqueles que foram e são tratados de forma discriminada pela sociedade em que vivemos.