Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

09/10/2018 - Igualdade
RELATO DE PROFESSORA DA ESCOLA PEDRO PAQUES AO TRABALHAR A CARTILHA DE COMBATE AO RACISMO DA COPPIR

foto/divulgação: Professora Solange Lanner

RELATO DE PROFESSORA DA ESCOLA PEDRO PAQUES AO TRABALHAR A CARTILHA DE COMBATE AO RACISMO DA COPPIR

Como trabalhar racismo com alunos de uma pequena escola do interior?

                Foi com esta pergunta, comecei a traçar o meu plano de aula, quero trabalhar o real, mostrando aos alunos que o Racismo é muito mais presente do que eles possam imaginar. Em forma de conversa trabalhei questionando-os, se sabiam o que era racismo, timidamente foi saindo as respostas, e quem me respondeu primeiramente foi uma aluna negra, percebi que os colegas também sabiam, porém com medo de ofende-la, optaram por ficarem calados. Então com fragmentos da Frase de Nelson Mandela “Ninguém nasce odiando outra pessoa...” fui falando de algumas situações em que ocorrem o racismo.

                Tomando conhecimento da Cartilha da COPPIR, foi enviado um e-mail, para o Dr Fábio Dias Coordenador de Políticas Públicas para a promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis, solicitando a ele se possível o envio de 35 Cartilhas, enviei o e-mail na segunda-feira e tive a satisfação de recebê-las na quarta feira da mesma semana, podendo continuar o trabalho com um material atual rico em informações...

                Percebi em meus alunos um brilho especial no olhar quando viram a cartilha e ao folear identificaram-se com as fotos das pessoas que nela constam, achando-as lindas (vendo-se nelas) .... Com as apostilas em mão começamos a ler as mesmas e parando para debate-las, alguns alunos foram identificando fatos do seu dia adia e relatando fatos em que já sentiram na pele o racismo, e não sabiam que isso era crime.

                Meu trabalho está somente começando, pois como Professora de Artes tenho o DEVER de levar informação e ajuda aos alunos, orientando-os sobre seus direitos, e acima de tudo que todas as pessoas devem respeito a eles.

                Porém não paro por aí, o plano de aula segue, e faremos nesta quarta-feira 10/10/18 um painel informativo com as cartilhas, dando acesso as pessoas, que vierem a escola a oportunidade de ler e se informar de que RACISMO É CRIME, e o que devem fazer em caso disso acontecer.

                Somente é possível fazer este trabalho tendo em mãos este material rico em informações reais fornecido pelo Dr Fábio...

                E para chamar ainda mais a atenção das pessoas que por ali circularem faremos releituras de mulheres afrodescendentes (Africanas) com a técnica de colagem e pintura com as turmas do 7º e 9º ano, também faremos releitura do Mulato de Tarsila do Amaral com o 6º Ano, e da Obra O Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli com o 8º, mostrando a beleza Negra, uma visão artística dos poucos alunos que estudam na EEF Pedro Paques

            Com as Turmas dos anos inicias, trabalharei como é formada a população Brasileira.

Conforme vai acontecendo a realização dos trabalhos enviarei fotos para o Dr Fábio onde todos poderão acompanhar e um texto com a conclusão dos trabalhos.

 

       PROFESSORA SOLANGE LANNER - Escola de Ensino Fundamental Pedro Paques - Município de Coronel Freitas/SC


galeria de imagens