Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

25/11/2013 - Igualdade
23/11 - Nossa Cultura tem Todas as Cores
A Cultura Negra em destaque no Projeto Viva Cidade - Corredor das Artes

foto/divulgação: COPPIR

Apresentação do grupo de dança MITOS

No dia 23/11 aconteceu a primeira edição Nossa Cultura Tem Todas as Cores. Esta ação cultural ocorreu no Projeto Viva Cidade/Corredor das Artes, uma parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes, Secretaria Municipal de Cultura, Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial - COPPIR e CDL. O dia começou com a apresentação de Capoeira Angola, do Centro Cultural N'Zambi, um projeto desenvolvido na Costa de Dentro, sul da ilha, pela Mestre Elma. Em seguida tivemos a apresentação do grupo de dança africana MITOS, organizado por Ana Cristina. O grupo nasceu no Morro da Queimada, e está na sua segunda formação, difundindo a dança africana pela cidade. No início da tarde, recebemos a Roberta Lira e Samba 7, com o samba tradicional, mostrando a cultura negra em canções populares. Ao final, uniram-se aos sambistas o Vocal de  Mulheres de Wambui, um projeto de Roberta Lira, em que mulheres cantam música africana.

Destacamos a presença dos militantes do MNU - Movimento Negro Unificado, equipe do gabinete do Vereador Lino Peres, e estudantes cotistas da UFSC e UDESC. O Estudante Alex Sander Zok, expôs os painéis da Campanha Contra o Racismo - A LUTA CONTINUA, um projeto dele e dos alunos Grabriela Sagaz e Luis Antônio de Souza, desenvolvido na UFSC, através do NEPI, PROEX no Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Neste sábado, a cultura negra invadiu as ruas do centro de Florianópolis. No próximo dia 30/11, encerrando às atividades relativas ao mês da Consciência Negra, estaremos no mesmo local, com outros artistas, confira a programação nosso site.


galeria de imagens