Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

13/03/2014 - Eventos
Prefeito declara apoio ao Brasil Afroempreendedor
Seminário estadual do projeto acontece nos dias 13 e 14 de março

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Em audiência com o prefeito, Flávia, João Carlos, Sônia e Amilcar

Durante audiência na tarde desta quarta-feira (12), o prefeito Cesar Souza Júnior expressou total apoio ao projeto Brasil Afroempreendedor, cujo seminário estadual acontece quinta e sexta. “Temos de ir além do que está sendo feito em termos de inclusão racial, e ir além é apostar na questão econômica, que é muito importante”, ressaltou.

O prefeito recebeu o coordenador executivo do projeto, João Carlos Nogueira, a coordenadora da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis (COPPIR), Flávia Lima, a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Sônia Carvalho, e o consultor nacional do Brasil Afroempreendedor, Amilcar Oliveira.

Na audiência, o prefeito foi convidado a participar da abertura do seminário estadual do projeto, que acontece nesta quinta (13), e sexta (14), entre 8h30 e 18 horas, no auditório da Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina (FECESC), na avenida Mauro Ramos, 1.624, Centro. Mais do que a presença no seminário, o prefeito prometeu anunciar medidas de inclusão com recorte racial no município, nos moldes do que vem sendo estudado e adotado no governo federal. Para isso, requisitou da coordenadora da COPPIR o projeto de cotas no serviço público elaborado pela União. 

A reunião serviu também para que outras questões fossem discutidas no âmbito do empreendedorismo, com várias solicitações de informações do prefeito com relação à situação de empresários negros e negras em Florianópolis. “Às vezes, temos gente talentosa que não consegue ir adiante porque não tem ajuda na gestão de seus negócios”, enfatizou. No final, declarou: “Estamos de braços abertos para apoiar o projeto em tudo o que for possível.”

O seminário de Santa Catarina terá dois dias de trabalho para o acolhimento e capacitação inicial dos empreendedores afro-brasileiros. Reunirá autoridades locais e regionais e parceiros do projeto, além dos técnicos que procederão à formação dos 100 afroempreendedores selecionados para participar da atividade. As inscrições, gratuitas, ficarão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas, e devem ser feitas NESTE LINK.

O projeto Brasil Afroempreendedor é executado pelo Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), e Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP), com participação da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (ANCEABRA) e parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional). A FECESC e a COPPIR são apoiadores locais do projeto em Santa Catarina. (texto de Amilcar Oliveira)

Convite para lançamento
Na abertura do seminário, será lançado o livro “Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro - Desafios e perspectivas para o século XXI”, com artigos inéditos de especialistas e técnicos sobre empreendedorismo, desenvolvimento e a questão racial. A publicação do livro é uma das ações do projeto Brasil Afroempreendedor.

Programação Seminário Santa Catarina
Local: Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (FECESC)
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 1624 – Centro – Florianópolis – Santa Catarina
Horário: 8h30 às 18h

13 de março de 2014
Manhã
8h30 – Credenciamento e acolhimento
9h30 – Mesa de abertura com autoridades
10h15 – Apresentação do Projeto Brasil Afroempreendedor (João Carlos Nogueira - Coordenador Executivo)
10h30 – Palestra: “Desenvolvimento e o papel das micro e pequenas empresas em Santa Catarina” (Douglas Luiz Tres, Consultor do SEBRAE/SC – Gerência de Gestão Estratégica)
11h15 – Lançamento do Livro “Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro - Desafios e perspectivas para o século XXI”
11h30 – Mesa-debate: “Desenvolvimento e empreendedorismo afro-brasileiro”
12h30 – Almoço
Tarde
14h – Apresentação do projeto aos participantes do seminário (afroempreendedores) – Adilton de Paula (Coordenador Institucional)
15h – Palestra temática: Orientações para a elaboração de Plano de Negócios, Construção de Cenários de sucesso e Análise de mercado (Antônio Thobias/Consultor Sebrae Nacional)
16h45 – Coffee-break
17h – Relatos de casos de sucesso

14 de março de 2014
Manhã
9h – Organização dos negócios, Fontes de fomento e financiamento (João Carlos Nogueira, Coordenador Executivo, e Adilton de Paula, Coordenador Institucional do Projeto Brasil Afroempreendedor)
12h – Almoço
Tarde
14h – Palestra temática: Administração e controle financeiro (Soraya Tonelli, Gerente do SEBRAE/SC - Unidade de Atendimento Individual)
17h – Coffee-break