Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

09/11/2017 - Igualdade
COPPIR REALIZA EVENTO ALUSIVO AO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Prêmio Luiz Gama 2017

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis promoverá na data de 19 de Novembro próximo um evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra.

O referido evento terá início às 12:00hs da data supramencionada e será realizado no Restaurante Praça 11, contando com a participação de diversas autoridades, entidades, instituições, assim como da comunidade em geral.  Apresentações artístico-culturais afro estão programadas, sendo que o momento ímpar deste evento será a solenidade de agradecimento e reconhecimento a pessoas, entidades e instituições que contribuem para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, trabalhando arduamente e diuturnamente no combate à discriminação, ao preconceito e ao racismo.

Esta Sessão de Homenagens, intitulada de ”Prêmio Luiz Gama”, faz referência a um ex-escravo que há muito custo e atuando como rábula conseguiu se destacar com grande maestria na área do Direito em sua época, tendo libertado mais de 500 (quinhentos) escravos no Brasil pela via judicial, sendo inclusive referendado por Castro Alves. Nos tribunais, o abolicionista Luiz Gama defendeu, principalmente, negros que podiam pagar pela carta de alforria, mas eram impedidos pelos donos de escravos. As causas mencionadas acima envolviam também os negros que entravam em território nacional após a proibição do tráfico negreiro de 1850.

Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Florianópolis, através de sua Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, convida a todos para participarem deste evento, assim como demonstra o seu comprometimento para com o desenvolvimento de iniciativas que valorizem a cultura afro-brasileira, no intuito de contribuir para o entendimento das relações étnico-raciais e de diversidade, cumprindo desta forma com o seu dever de promoção da cidadania e eliminação de toda e qualquer forma de discriminação.