Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

16/03/2018 - Cultura
Casa Açoriana recebe Exposição de Sílvio Pléticos

foto/divulgação: Divulgação PMF

Exposição começa no sábado

No mês em que Florianópolis comemora aniversário, a Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Casa Açoriana recebe a exposição de um dos artistas mais relevantes e apaixonados pela Ilha: Sílvio Pléticos. Entitulada "Toque de Mestre", a mostra que começou no último sábado, 17 de março, na Casa Açoriana, reúne diversas pinturas do artista. 

 

A obra incorpora toda a formação europeia de Pléticos onde são encontrados também elementos que remetem aos principais movimentos de renovação que ocorreram na arte ocidental na primeira metade do século XX.

 

A mostra individual que acontece na Casa Açoriana é um complemento da exposição “Pléticos Geometria Espaço e Construção” que está aberta para visitação no Museu de Arte de Santa Catarina até o dia 3 de abril.

 

Ambas privilegiam trabalhos executados com a técnica do esgrafito na qual o mestre levou ao limite máximo as possibilidades expressivas do material, a síntese formal e a total autonomia dos elementos plásticos utilizados na criação dessas obras, onde dramáticos contrastes de claro e escuro organizam-se espacialmente em composições dinâmicas de equilibrada e harmônica beleza.

 

A exposição de Pléticos na Casa Açoriana estará aberta para visitação até o dia 17 de abril. A entrada é gratuita. A Casa Açoriana está localizada na Rua Cônego Serpa, 30 - Santo Antonio de Lisboa e fica aberta das 12h às 22h.