Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

19/03/2018 - Cultura
Florianópolis recebe a 3ª Convenção de Malabarismo e Circo
O evento promove apresentações gratuitas e oficinas com intercâmbio entre artistas e comunidade.

foto/divulgação: Divulgação

Florianópolis recebe a 3ª Convenção de Malabarismo e Circo

De 29 de março a 1º de abril Florianópolis receberá artistas e amadores do circo de todo o país e exterior para participar da 3ª Convenção de Malabarismo e Circo de Florianópolis. O evento reunirá cerca de 300 pessoas, no Parque Estadual do Rio Vermelho, com direito a apresentações abertas à comunidade, cortejo e Palco Aberto na Barra da Lagoa.

 

O encontro articula o intercâmbio e a difusão de conhecimentos entre os profissionais da área, além de ampliar a conhecimento das temáticas e técnicas que envolvem o universo circense. De acordo com Cristina Villar, coordenadora do evento e membro do Coletivo Circo Floripa, durante as duas últimas décadas, a prática do malabarismo e do circo vem crescendo exponencialmente no Brasil, especialmente pela participação de pessoas que não possuem vínculo profissional ou tradicional com as artes do circo.

 

“Embora o malabarismo e o circo sejam tradicionalmente parte da linguagem de espetáculos e entretenimento, na atualidade tais atividades vêm sendo realizadas com os mais diversos objetivos, seja recreativo, educativo, artístico ou social, com um amplo desenvolvimento e inserção na sociedade brasileira”, conta Cristina.

 

São esperados mais de 300 do Brasil e de outros países que fazem vezes de professores e alunos para realizar cursos, treinos livres e competições de diversas modalidades, como malabarismo, palhaço, trapézio e acrobacia em tecido. Entre as atividades, estão previstas apresentações noturnas, como a Varieté Circense, a Noite das Mulheres, Gala Kids e a Noite de Gala, que encerra as noites de espetáculos em grande estilo.

 

Nesta edição, a Convenção conta com o apoio do SESC Florianópolis que oferece a Noite das Mulheres. Um espetáculo especialmente criado para dar o protagonismo às mulheres circenses. Foram selecionados números das mais diversas técnicas como palhaçaria, acrobacia aérea, contorcionismo e malabarismo que tenham como temática questões que permeiam o universo feminino e o empoderamento destas mulheres.

 

As apresentações abertas ao público acontecerão nos dias 30 de março no Palco Aberto às 16 horas, na Barra da Lagoa, um Cortejo Circense com artistas e músicos seguirão pela praia do Projeto Tamar até a Praça na Rua República de Córdoba  onde os artistas se apresentarão em um Palco Aberto para a comunidade. E dentro do Camping Parque Estadual do Rio Vermelho nos espetáculos noturnos conforme programação do site www.convencaocircofloripa.wordpress.com.

 

A 3ª Convenção de Malabarismo e Circo de Florianópolis é uma realização da Produtora Cristina Villar, Coletivo Circo Floripa e conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, SESC, Bambolearte, Green Power, Kosmos Malabares, Dym Malabares, Alma Aérea, Girotendas, Pixel King e Trip Circo.

 

Para inscrições e mais informações, acesse: http://convencaocircofloripa.wordpress.com/