Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

26/09/2018 - Cultura
Renda-se à Moda: Cultura, Arte e Artesanato

foto/divulgação: PMF

Renda-se à Moda: Cultura, Arte e Artesanato

A prefeitura Municipal de Florianópolis realiza nesta sexta (28), mais uma edição do Projeto Renda-se à moda. O programa que ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e em parceria com as instituições de Ensino Superior de Florianópolis que oferecem curso de Moda.


O projeto tem como objetivo promover no município de Florianópolis ações que valorizem o segmento da Moda, ao considerar em seu escopo os seguintes eixos: cultura, memória e criação; educação, pesquisa e extensão; economia da cultura e política pública para o fortalecimento da Moda autoral e local. Concebendo estes eixos, os objetivos específicos do projeto resumem-se em fomentar novas políticas públicas permanentes para o desenvolvimento da Moda, bem como fortalecer as que já existem, e criar possíveis locais de referências da Moda autoral e local como espaço de memória, formação, pesquisa e comercialização. Nesse sentido, a essência do projeto consistirá em reunir pessoas interessadas em todo o tipo de produção de renda como arte, seja para produzir, comercializar, como também para consumir.  Queremos com este projeto, portanto, fortalecer a renda como uma arte de referência, possibilitando espaços formativos e de qualidade para a sua ação.   


Diante disso, o projeto contribuirá para a execução de duas metas importantes do Plano Municipal de Cultura, a meta 13 – espaços de formação cultural 100% institucionalizado e em funcionamento e a meta 19 – valorização da memória e do patrimônio cultural de Florianópolis 100% institucionalizado e em funcionamento.

Exposição do processo criativo Após as pesquisas sobre a renda de bilro, alunos aprendem pontos e desenhos de renda de bilro para desenvolver novas propostas para o vestuário e acessórios.


Programação

  • Oficina básica de fuxico 
  • Roda de Rendeiras e Ratoeiras 
  • Oficina básica ponto trançado de renda de bilro 
  • Processo Criativo: Olhares da Moda ao Modo da Ilha (UNISUL) 

 


Serviço
O que Projeto Renda-se à Moda
Quem PMF/SCULT/FCFFC
Onde Calçadão da Avenida Paulo Fontes/Em frente ao Ticen
Quando 28/09/2018
Horário das 10h às 16h