Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

15/06/2020 - Cultura
Casa da Memória lança projeto on-line para a quarentena
Postagens de fotos do acervo e debates on-line de obras ilhoas estão entre as iniciativas

foto/divulgação: PMF

Série de postagens de fotos da Ilha

Esta semana são iniciados dois projetos que pretendem informar e entreter na quarentena: a Trama de Leitura Ilhoa e o Projeto #memóriasna40tena.A Trama de Leitura Ilhoa é uma sala de debate virtual sobre livros escritos por autores de Florianópolis e o Projeto #memóriasna40tena é uma série de postagens de fotos que fazem parte do acervo da Casa da Memória que serão publicadas no Instagram (@casadamemoriaflorianopolis). Ambas as iniciativas são promovidas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Fundação Cultural Franklin Cascaes e do Centro de Documentação e Pesquisa Casa da Memória.

 

O objetivo da sala de leitura é fomentar o acesso e o conhecimento sobre autores e obras florianopolitanas. A primeira edição trará como o tema o livro “O fantástico na Ilha de Santa Catarina” de Franklin Cascaes e acontecerá no dia 13/07 às 19h30.  Os interessados podem participar gratuitamente fazendo a inscrição prévia pelo link bit.ly/tramadeleitura01. As vagas são limitadas a 100 participantes e os inscritos receberão por e-mail o material a ser lido e o link para acessar a sala da reunião. O projeto acontecerá mensalmente e as próximas obras ainda serão divulgadas.

 

 O nome “Trama de Leitura Ilhoa” surgiu da ideia de trazer o elemento da trama, o conjunto de fios que se cruzam no tecido, com o elemento que faz parte da renda, tão presente na cultura Ilhéu. O trançar dos bilros serviu como inspiração para nomear esse espaço de trocas de percepções sobre as leituras.

 

 Já as postagens integrantes o Projeto #memóriasna40tena começarão na quarta-feira, 17, trazendo fotografias que fazem parte do acervo da Casa da Memória, todas com uma descrição feita pelos técnicos e pesquisadores da Casa. A cena das imagens é um convite para a reflexão sobre esses tempos de isolamento social que estamos vivendo. As fotos também servem de convite para que mais pessoas visitem o Centro de Documentação quando a pandemia terminar.

 

Serviço:

 

Projeto #memóriasna40tena: postagens de fotografias antigas de Florianópolis comentadas no perfil @casadamemoriaflorianopolis do Instagram

Trama de Leitura Ilhoa – sala de leitura virtual: dia 13/07 às 19h30. Vagas limitadas. On-line e gratuito. Inscrições em bit.ly/tramadeleitura01


galeria de imagens