Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

01/02/2019 - Cultura
Nova temporada de “Domingo é Dia de Teatro” começa dia 3 de Fevereiro
Projeto gratuito de teatro infantil leva para o Shopping Iguatemi espetáculos que valorizam o folclore brasileiro, contação de histórias e mágica

foto/divulgação: PMF

Domingo é Dia de Teatro

A temporada 2019 do Domingo é Dia de Teatro começa no dia 3 de fevereiro com a consagrada Cia Mafagafos, que apresenta Folcloreando — espetáculo de contação de histórias inspirado em diversos elementos da cultura popular brasileira. O projeto é realizado todos os domingos, sempre às 11h30, no Cinesystem do Shopping Iguatemi, em Florianópolis. Tudo gratuito.

Até o final de 2019, estão previstas 71 apresentações de espetáculos infantis com as principais companhias do Estado — 47 abertas ao público e outras 24 realizadas em creches municipais e casas de acolhimento de Florianópolis.  
 
O projeto começou em 2012 e desde então reúne uma média de 13 mil pessoas por ano, entre crianças e adultos, em sessões semanais sempre lotadas. Além de contribuir para formação de plateia – para muitas crianças, é o primeiro evento cultural que participam — e ter o reconhecimento de artistas ligados às artes cênicas e de profissionais da educação, a mostra permanente de teatro é também acessível. Uma vez por mês, conta com os recursos simultâneos de Libras - Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição via Rádio FM.
 
O projeto Domingo é Dia de Teatro é uma parceria da Prefeitura municipal de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude com a Fundação Cultural Franklin Cascaes, e o apoio cultural do Iguatemi Florianópolis, da Escola da Ilha e a coordenação geral da Marte Inovação Cultural.

 


PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO



Dia 3: Folcloreando, com a Cia Mafagafos
A montagem convida a um passeio pela cultura popular brasileira por meio de histórias, causos, músicas, quadras e adivinhas. Grupo já reconhecido em Santa Catarina pelo trabalho de criação e pesquisa com foco na cultura da infância, a Cia Mafagafos faz releituras de contos populares, causos de pescador num espetáculo que combina também canções autorais. Uma festa brasileira para toda a família.

Quando: 3/2/2019, às 11h30
Onde: Cinesystem - Shopping Iguatemi (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis)
Gratuito/Classificação Livre

 
 

Dia 10: Banda de Brincar em uma viagem Fantástica, com a Banda de Brincar
 
Embalado pelo cancioneiro popular, o espetáculo conta a história de dois amigos que se aventuram em busca de um gato que sumiu e viajam ao mundo da imaginação. Uma jornada por campos de alecrim, casas sem chão e com seres encantados, tudo conduzido por histórias, brincadeiras e cantigas de roda. No repertório estão 15 músicas interpretadas pelos artistas da Banda de Brincar, companhia formada por dois cantores com paixão pelo universo infantil.
 
Quando: 10/2/2019, às 11h30
Onde: Cinesystem - Shopping Iguatemi (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis)
Gratuito/Classificação Livre

 

 

Dia 17: Show de Mágicas, com Sergio Bessa Produção Teatral
O ator e arte-educador Sergio Bessa apresenta um espetáculo cheio de surpresas, com muita improvisação e participação da plateia. Um show de mágica com os clássicos truques da arte de criar ilusões. Bessa é professor de artes cênicas e tem uma longa trajetória nos palcos.  Atualmente dedica-se à formação de público e se apresenta em escolas e comunidades por todo o Estado.
 
Quando: 17/2/2019, às 11h30
Onde: Cinesystem - Shopping Iguatemi (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis)
Gratuito/Classificação Livre

 
 

Dia 24: Encantos Mágicos, com o Circo da Goiaba

Um espetáculo de contação e cantação de histórias. No repertório estão poesias musicadas, contos populares e clássicos da literatura infantil, numa proposta de estimular a imaginação e convidar crianças e adultos a (re)descobrir a infância. A atriz Isabella Spigolon, Palhaça e Bonequeira do Circo da Goiaba, também apresenta contos e músicas autorais. A companhia atua desde o ano 2000 com as linguagens do teatro, palhaçaria, mágica e teatro de animação.
 
Espetáculo acessível do mês de fevereiro
 
A apresentação de Encantos Mágicos conta os recursos simultâneos de Libras - Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição via Rádio FM. Para acessar a audiodescrição, basta levar um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites da sala. Não são indicados rádios receptores de FM comuns.

Quando: 24/2/2019, às 11h30
Onde: Cinesystem - Shopping Iguatemi (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis)
Gratuito/Classificação Livre

 

Espetáculo com tradução em LIBRAS e Audiodescrição


Informações:  www.facebook.com/domingoediadeteatroflorianopolis e
http://iguatemi.com.br/florianopolis


Também no Instagram: @domingoediadeteatrofloripa


galeria de imagens