Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

04/12/2017 - Cultura
Crianças se divertem com Projeto Cinema nos Bairros
Projeto já passou por seis comunidades da Capital e levou diversão para a garotada.

foto/divulgação: Carolina Arruda

Crianças se divertem com Projeto Cinema nos Bairros

Olhar grudado na tela, boas risadas e muita diversão. Assim têm sido as tardes de centenas de crianças que assistem a filmes por meio do Projeto Cinema nos Bairros. A iniciativa da Prefeitura leva a sétima arte para comunidades de Florianópolis. Até o fim do ano 20 bairros vão receber o Circuito.

 

 O projeto já passou pelo Morro da Mariquinha, Barra da Lagoa, Pântano do Sul, Coloninha, Sambaqui e Saco nos Limões. Nesta terça-feira, 05 de dezembro, a telona chega ao Mont Serrat. No dia 06, na Barra da Lagoa. Já na quinta, 07 de dezembro, é a vez do Estreito ser contemplado. Logo depois, no dia 08, a Costeira do Pirajubaé assiste aos filmes.

 

Até 17 de dezembro o Cinema vai estar em algum bairro da cidade. Na tela, uma coletânea de sete filmes curtas metragens nacionais. Na plateia, especialmente, crianças e adolescentes de comunidades carentes de eventos culturais.

 

Além das datas citadas acima, estão previstas apresentações nos seguintes bairros, Rio Vermelho, Ratones, Ponta das Canas, Ribeirão da Ilha, Rio Tavares, Campeche, Tapera, Córrego Grande e Centro. A programação completa segue anexa.

 

Os filmes exibidos no Circuito foram selecionados por meio de curadoria realizada pela cineasta Luiza Lins a partir do acervo cinematográfico da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os curtas irão compor um DVD com versão em audiodescrição e LIBRAS que será distribuído gratuitamente para bibliotecas e entidades educacionais e sociais que atendem público infantojuvenil em Florianópolis.

 

O Circuito é patrocinado pelo Fundo Nacional da Cultura, do Governo Federal, e conta com a realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, juntamente com o Ministério da Cultura. O projeto Cinema nos Bairros também tem apoio do FUNCINE que disponibiliza os equipamentos de projeção para a exibição das obras.