Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

30/05/2019 - Cultura
Prefeitura de Florianópolis abre inscrições para exposição nas galerias de arte

foto/divulgação: PMF

Editais

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude
e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), abre as inscrições para
cadastramento de propostas de artistas visuais para exposições temporárias para 2019 e
primeiro semestre do ano de 2020, em três espaços expositivos:
- Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
- Galeria de Arte do Mercado Público - Sala José Cipriano da Silva
- Mural da Cultura - Mercado Público de Florianópolis
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até 01 de julho de 2019, observando as especificações de cada um dos editais. 
A confirmação de recebimento das propostas será feita por email.

Propostas para a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Edital 005/FCFFC/2019)  e Galeria de Arte do Mercado Público - Sala José Cipriano da Silva (Edital 006/FCFFC/2019):
Os editais para esses dois espaços receberão propostas de artista, coletivo ou curador, preferencialmente inéditas ou que não tenham sido expostas em outro espaço cultural de Florianópolis no ano anterior. O proponente deverá ser Micro Empreendedor Individual. 
As propostas deverão ser entregues na forma física (impressa) e em formato digital (por email), conforme especificações do item 3.3 de cada um dos editais. As propostas na forma física deverão ser entregues em envelope lacrado com a identificação do espaço expositivo pleiteado no seguinte local: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180 – piso superior, Centro, CEP 88010-010), de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. A versão da proposta em formato digital para a Galeria de Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Galeria de Arte do Mercado Público deverá ser enviada para editalvecchietti@gmail.com e editalgaleriadomercado@gmail.com, respectivamente. 
A Comissão consultiva irá selecionar até seis(6) propostas para cada um dos espaços expositivos, as quais receberão ajuda de custo no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). O pagamento será feito após a montagem da exposição e mediante a apresentação de nota fiscal. 
Os resultados serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM) e caberá a FCFFC, juntamente com a Comissão Consultiva, organizar o calendário de exposições considerando, na medida do possível, o período sugerido pelo proponente no ato da inscrição.
Propostas para o Mural da Cultura (Edital 007/FCFFC/2019)
O edital para o Mural da Cultura receberá propostas de ocupação temporária para dois(2)
espaços expositivos localizados na Ala Norte do Mercado Público de Florianópolis (corredor
principal). É destinado a exposições individuais de artistas visuais residente em Florianópolis,
comprovadamente há mais de 2 (dois) anos.
Para inscrição deverá ser escolhido um dos painéis e será realizada somente VIA INTERNET,
através de formulário próprio e envio da proposta para o email: 
editalmuraldacultura@gmail.com.
Serão aprovados pela Comissão até oito(8) projetos, sendo que cada exposição no Mural da
Cultura contará com duas(2) propostas escolhidas, uma para cada painel. Os custos de
montagem, reprodução/plotagem e identificação da(s) obra(s) ficarão sob responsabilidade da FCFFC.
INSCRIÇÕES PARA O MURAL DA CULTURA

Formulário para inscrições no Mural da Cultura:
 
Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti foi inaugurada em 2004 e possui como objetivo promover exposições e debates sobre a arte contemporânea, dando oportunidade para os artistas comporem o calendário de exposições e de eventos de artes visuais, e permitindo que o público visite e conheça as obras gratuitamente.
A Galeria é administrada pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cacaes e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. O prédio está localizado na Praça XV e abriga também o Arquivo Histórico do Município, no térreo, e o Memorial Meyer Filho, no pavimento superior.
A visitação à galeria pode ser feita de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e a entrada é gratuita.
 
Galeria de Artes do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva
A Galeria de Artes do Mercado Público foi lançada em agosto de 2017 pela Prefeitura de Florianópolis e tornou-se o primeiro espaço para a exposição de artes em um mercado público no Brasil. Está localizada no piso superior do Mercado Público. A ponte onde se situa a galeria data de 1928, e foi construída durante a ampliação do Mercado como forma de ligar as duas torres.
O espaço já foi sede do restaurante Pirão, e após alguns anos sem utilização, em 2015, passou a ser a “Sala de Atos” da Prefeitura de Florianópolis. Em 2017, foi cedido para a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude que fez da sala uma galeria com objetivo de promover a cultura popular e os artistas locais. Com a Lei 10363/2018 a sala passa a ser denominada “Sala José Cipriano da Silva”.
A Galeria de Artes do Mercado Público -fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, e aos sábados das 10h às 14h.  A entrada é gratuita.
Galeria de Artes do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva
O Mural da Cultura situa-se na circulação interna da Ala Norte do Mercado Público de Florianópolis e foi inaugurado em agosto de 2015. Desde então recebe exposições temporárias selecionadas por editais ou através de convite ao artista. 
Já foram expostas obras de Ana Carmolinga, Cipriano, Estela Ramos e Kelly Taglieber, Paulo Gaiad, Laércio Luiz, Juliana Crispe, entre outros. O espaço expositivo é voltado à divulgação da produção de artistas de Florianópolis em local de grande circulação de público. A visitação pode ser feita de segunda a sexta das 8 às 19 horas e aos sábados das 9 às 14 horas.


galeria de imagens