21/03/2017 - Tecnologia
Prefeitura incentiva soluções inovadoras para setor público
Florianópolis recebe o Startup Weekend GOV entre os dias 24 e 26/03 e está com inscrições abertas

foto/divulgação: Divulgação

Prefeitura incentiva criação de soluções inovadoras para o setor público

Com o objetivo de estimular a conexão entre a população e agentes públicos para a resolução de problemas reais utilizando a tecnologia, Florianópolis recebe o Startup Weekend GOV. A primeira edição no Brasil para a criação de soluções na área governamental acontece nos dias 24, 25 e 26 de março, no Centro de Inovação ACATE (CIA) - Primavera. As inscrições são limitadas e estão abertas pelo site: www.up.co/communities/brazil/florianopolis/startup-weekend/10498.

 

“Iniciativas como essas são muito importantes para o desenvolvimento do município e do nosso setor de tecnologia. Estamos nos dedicando a esse ecossistema. É preciso inovar para progredir”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

 

O principal objetivo do evento é promover o empreendedorismo, estimulando que os participantes tirem ideias do papel e criem, em três dias, uma startup. Nesta edição, o objetivo é fomentar a inovação focada no setor público.“Florianópolis já é uma cidade empreendedora, queremos incentivar que essa vocação contribua de modo construtivo para o município e para o desenvolvimento de boas práticas no âmbito governamental”, destaca Alexandre Souza, um dos organizadores do evento.

A Capital abriga 31% das empresas de tecnologia do Estado e do total de empreendedores catarinenses, segundo pesquisa ACATE Tech Report, realizada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway. O cenário é propício para o desenvolvimento de empresas nascentes e tecnologias voltadas para a gestão do município.

O Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Marcus Rocha, participa do evento como mentor e ressalta a importância dos gestores estarem alinhados com a inovação. “Sem dúvida a inovação é a mola propulsora dos grandes avanços que vemos no mundo hoje. E as organizações estatais, como a Prefeitura de Florianópolis, precisam entender e participar desse desenvolvimento. A nossa participação no Startup Weekend apoia ideias e projetos com soluções criativas para os desafios da nossa cidade, o que demonstra a efetiva vontade da atual administração em tornar Florianópolis a Capital da Inovação, uma verdadeira cidade inteligente", complementa Rocha.

 

Uma ideia em um final de semana - O desafio do Startup Weekend é criar uma startup em três dias. Os participantes expõem suas ideias, selecionam as melhores, criam grupos de trabalho e recebem ajuda de mentores e consultores para, no último dia, apresentarem suas soluções para uma banca avaliadora que seleciona as três melhores.

 

O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, já teve edições em mais de 700 cidades ao redor do mundo. A edição de GOV em Florianópolis tem como patrocinadores o Sebrae/SC, Pipz Automation, Softplan, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Paque Veloz e Unisul.