17/01/2018 - Economia
Nova lei geral de simplificação deve facilitar abertura de pequenas empresas
Objetivo é ainda implantar a Sala do Empreendedor, local de atendimento exclusivo para o empreendedor.

foto/divulgação: Divulgação/PMF

reunião com o prefeito Gean Loureiro

Através do programa Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura de Florianópolis e desenvolvido pelo Sebrae/SC, realizou, na primeira quinzena de dezembro, uma reunião com o prefeito Gean Loureiro para apresentar o texto da nova Lei Geral Simplificada e projeto Sala do Empreendedor. O encontro ocorreu na Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento, em Florianópolis, e contou com a participação de secretários e fornecedores da prefeitura e representantes do Sebrae/SC.

 

O objetivo da proposta é melhorar os fluxos e processos da abertura de empresas no município e implantar um local com atendimento diferenciado para os empreendedores da região. “A ideia é tornar o processo de abertura mais simples, adotando medidas de desburocratização e aumentando a celeridade dos trâmites necessários. Na reunião, a lei foi avaliada pelo prefeito, que fez algumas ponderações a fim de melhorar a sua execução e eficiência. Sobre a Sala do Empreendedor, foi apresentada uma proposta de estrutura, e a implantação de um sistema que vai fazer a gestão do local para atender empreendedores. Será disponibilizado, em um ambiente físico, o mesmo método encontrado no processo online”, explica o Superintendente Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Piter Santana. Após a definição do local e a conclusão do sistema de gestão, a Sala do Empreendedor deverá ser inaugurada a partir do segundo semestre de 2018.

 

Com as alterações feitas pelo prefeito no texto da lei, haverá uma nova reunião para finalizar a lei e posteriormente encaminhá-la à Câmara Municipal. “Teremos um segundo encontro de validação e depois vamos encaminhar à Câmara para aprovação final dos vereadores. Já com o sistema implantado para a Sala do Empreendedor e a nova lei em vigor, acredito que em meados de junho já esteja tudo finalizado”, conclui Gean. 

 

A implantação da Sala do Empreendedor viabilizará uma maior proximidade da Prefeitura de Florianópolis e seus parceiros como o Sebrae/SC com o empresário, garantindo consultorias que auxiliem no fortalecimento e crescimento das pequenas empresas. E com a nova lei em vigor, esses empreendedores terão maior incentivo para continuar investindo e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.