Secretaria Municipal de Educação

18/07/2014 - Educação
Projeto termina com filme sobre Lagoa da Conceição
Henrique Veras participa do Projeto Inventar com a Diferença

foto/divulgação: Arquivo EBM Henrique Veras

Ideli Salvatti na EBM Henrique Veras

A Escola Básica Municipal Henrique Veras, localizada na Lagoa da Conceição, finalizou o projeto “Inventar com a Diferença”. Na ocasião, os alunos, professores e mediadores do projeto puderam assistir ao filme sobre direitos humanos produzido pelos estudantes. A ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos, esteve presente.


Dentro do tema, alunos do sétimo ano do ensino fundamental, turma 71, produziram um documentário de cinco minutos sobre o meio ambiente, abordando as belezas naturais da Lagoa da Conceição, assim como o crescimento desordenado e a poluição do local.


No projeto, houve a troca dos filmes produzidos entre as unidades participantes. Os alunos da Henrique Veras tiveram a oportunidade de assistir ao filme produzido por estudantes do Maranhão, com a mesma temática, e enviaram o seu documentário para uma escola do Rio Branco, no Acre.


A unidade foi escolhida com dez escolas catarinenses e outras do país inteiro para fazer parte do projeto, que é desenvolvido pelo Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense e pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. Na escola Henrique Veras, as responsáveis pelo “Inventar com a Diferença” são as professoras Fernanda Lino e Katia de Arruda.

CIC receberá mostra


O projeto tem como objetivo capacitar educadores de escolas públicas para que possam trabalhar o tema em sala de aula através de vídeos. O “Inventar com a Diferença” foi realizado em 29 cidades, envolvendo cerca de 500 professores e mais de cinco mil alunos.


Primeiro, os educadores receberam um curso de formação em Cinema, Educação e Direitos Humanos com carga horária de 20 horas. As unidades ganharam um material de apoio com recursos audiovisuais para doze aulas sobre a gravação e produção de um filme. Com esse material e com o auxílio de mediadores, os professores realizaram oficinas nas escolas para que os alunos pudessem produzir os próprios vídeos.


No dia 14 de agosto, no Centro Integrado de Cultura (CIC), ocorrerá uma mostra com todos os filmes produzidos nas escolas da região da Grande Florianópolis.