Secretaria Municipal de Educação

25/08/2014 - Educação
Ciranda Literária recebe Eliane Debus nesta quarta
Encontro será no Centro de Educação Continuada, das 13 às 17 horas

foto/divulgação: Divulgação

Eliane Debus

Eliane Santana Dias Debus participará nesta quarta-feira (27) do Projeto “Ciranda Literária”. A escritora conversará com profissionais da educação sobre a produção literária e suas obras. O projeto é uma inciativa da Secretaria de Educação da Capital, por meio do Departamento de Bibliotecas.


O encontro acontecerá no Centro de Educação Continuada, localizada à rua Ferreira Lima, 82, no Centro, das 13 às 17 horas.


O Ciranda Literária, um desdobramento do "Clube da Leitura: a gente catarinense em foco", é um projeto que busca oportunizar a construção de uma comunidade de leitores e escritores entre os profissionais da Educação que atuam na rede municipal de ensino de Florianópolis. A ação quer estimular seus integrantes a compartilharem ideias e preferências literárias.

A escritora


Eliane Santana Dias Debus possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001).


É professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de pós-graduação em educação. É líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária. Tem experiência nos temas literatura infantil, literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária.


É autora dos livros: “Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido” (UFSC/UNIVALI, 2004) e “Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil” (Paulus, 2006), “O medo e seus segredos” (Franco, 2008) e “A literatura Infantil e Juvenil de Língua Portuguesa: Diálogos do Brasil e d’além-mar” (Org). (Nova Letra, 2008). “É tempo de Pão-por-Deus” (Copiart, 2011), “Literatura Infantil e juvenil produzida em Santa Catarina” (Org.), 2013, também fazem parte de suas obras.


galeria de imagens