Secretaria Municipal de Educação

01/10/2014 - Educação
Olimpíada da Língua classifica dois na Capital
Estudantes da rede municipal ganharam a etapa municipal com histórias sobre a Ilha

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Hygor, 14 anos, participou com o texto "Sabores da Ilha".

Histórias sobre a ilha de Santa Catarina classificaram dois alunos da rede municipal para a etapa estadual da Olímpiada de Língua Portuguesa. Hygor Baill de Andrade, da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, e Júlia de Souza, da Escola Básica Municipal Professor Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé, foram os vencedores da categoria Memórias Literárias.

 

A premiação da etapa municipal ocorrerá nesta quinta-feira (2), às 15 horas, no Centro de Educação Continuada, à rua Ferreira Lima, 82, Centro. A Comissão Julgadora da etapa estadual analisará os textos até o dia 10 de outubro.

O tema desta edição é “O lugar de onde eu vim” e Hygor, do oitavo ano, participou com o texto “Sabores da Ilha”, onde fala sobre a culinária típica da região. Quem o ajudou foi seu pai, Tailor Baill de Andrade, que relatou sua chegada a Florianópolis em 1974, quando tinha 22 anos.

Tailor nasceu em Videira, oeste catarinense, e veio para a Ilha da Magia para ter uma profissão. Atualmente, é dono de um restaurante em Canasvieiras. “A Capital era bem maior que a minha cidade, mas mesmo assim ainda era uma cidade pequena e calma. Recordo-me da maré batendo nas encostas do Mercado Público, um cheiro diferente para quem nunca tinha visto o mar”, discorreu Hygor na redação.


Aqui, pôde conhecer uma variedade de peixes, como tainha e anchova, outros frutos do mar e o pirão d’água, iguarias da culinária nativa. Possui um estabelecimento onde serve estes pratos típicos.


Hygor, 14 anos, pretende ser designer. Atualmente no oitavo ano, o estudante sempre gostou de ler e escrever e tem boas notas na disciplina de Língua Portuguesa. 

Terra de berbigões


Júlia, do oitavo ano, escreveu o texto “Minha terra de berbigões”, no qual relata as mudanças pelas quais o bairro passou, conforme o que seu avô Joaquim contava. “As histórias de meu avô traziam cheiros e sabores de nossa comida, do nosso pirão d'água, de nossos peixinhos fritos e do bom berbigão.”


Júlia morava perto da casa do seu Joaquim e suas visitas eram frequentes, praticamente diárias. O avô paterno, bastante extrovertido, sempre se reunia com a neta e o restante dos familiares na sala e na cozinha de sua residência para contar suas histórias.


Aos 13 anos, a estudante tem um sonho: seguir a carreira de jornalista.

A Olímpiada


A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Abrange alunos das redes municipais, estaduais e federais, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 


A competição acontece a cada dois anos e é dividida em quatro categorias: Poemas (5º e 6º anos), Memórias (7º e 8º anos), Crônicas (9º anos e 1º anos do Ensino Médio) e Artigos de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio). 


galeria de imagens