Secretaria Municipal de Educação

17/10/2014 - Educação
Vulcão em erupção dá prêmio a professora
Os experimentos de Dinara Costa Castilhos levaram “Nota Dez”

foto/divulgação: Divulgação

Alunos realizaram experimentos no laboratório.

O “Prêmio Professor Nota Dez”, da rede municipal de ensino, foi dado também ao projeto “Metodologia Cientifica”, da professora Dinara Costa Castilhos, da Escola Básica Municipal Intenente Aricomedes da Silva, na Cachoeira Bom Jesus. A professora estimulou a leitura e interpretação dos alunos de 6º e 8º anos. Aproveitando o fato de os alunos terem acesso a laptops educacionais, Dinara fez com que os estudantes pesquisassem sobre experimentos científicos e os colocassem em prática depois da elaboração de um relatório especificando quais os materiais que seriam necessários e explicando quais as implicações e objetivos do experimento.

 

Entre as experiências realizadas estão a construção de um vulcão de argila e simulação de uma erupção; barquinho movido a vapor; foguete movido à coca-cola e mentos; robô de material reciclável e simulação da formação de um fóssil.

 

Para explicar os resultados alcançados os estudantes são instigados a procurar respostas cientificas. No caso da simulação da erupção vulcânica, por exemplo, que tipo de reação ocorre da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio? Por que o vapor faz o barquinho se mover?

 

O Professor Nota Dez é realizado pela Secretaria de Educação de Florianópolis e pela Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo é reconhecer o trabalho de educadores da rede que apresentam formas inovadoras de ensinar os alunos. 


galeria de imagens