Secretaria Municipal de Educação

23/10/2014 - Educação
Literatura é pauta de Seminário da SME
Evento ocorrerá no dia 31 de outubro. Inscrições poderão ser feitas até o dia 30.

foto/divulgação: Divulgação

Escritor João Pedro Roriz participará de oficina

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, em parceira com a Paulus Editora, realizará no dia 31 de outubro o Seminário Paulus de Literatura. O evento ocorrerá no Hotel Maria do Mar, na Rua João Paulo, 2285, Bairro João Paulo, no Norte da Ilha. As atividades começarão às 8h.


O objetivo é instrumentalizar os profissionais da educação para as ações pedagógicas literárias, discutir a essência da criação de narrativas e proporcionar o encontro com autores nacionais. O Seminário também visa ampliar os referenciais literários dos participantes, fortalecer a promoção da leitura e valorizar as bibliotecas como espaços culturais.


Poderão se inscrever bibliotecários, auxiliares de sala, professores de português/inglês, educação infantil, teatro, artes visuais, e estudantes da área, fazendo parte ou não da rede municipal. Informações pelos telefones: 2106-5920 e 2106-5918.


Palestras e oficinas


A autora Lúcia Fidalgo ministrará a palestra “Dialogando com os livros, com a história e com a leitura”, além de participar da oficina “Os livros e as histórias no cotidiano do leitor”. João Pedro Roriz e Shirley Aparecida de Souza promoverão, respectivamente, as oficinas “Para gostar de ler” e “Caminhos para a produção de narrativas orais e escritas”.


Lúcia Fidalgo é uma escritora infanto-juvenil e tem entre suas obras “Menino Bom”, que lhe rendeu o prêmio de autora revelação em 1997 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Na obra, um garoto que inventa histórias a partir de um livro que ele ainda não consegue ler.


 João Pedro Roriz, além de escritor, é jornalista e ator. Publicou o livro “Gorrinho: uma loucura crônica”, um diário que narra a vida de um estudante de 11 anos. Shirley Aparecida de Souza escreveu 40 livros infantis e recebeu o prêmio Jóvenes del Mercosul, da Argentina, por “Rotina (nada normal) de uma adolescente em crise”, que conta a história de Tatiana, uma jovem em busca de sua identidade.


arquivos para download

galeria de imagens