Secretaria Municipal de Educação

20/11/2014 - Educação
Aniversário de Cruz e Sousa tem teatro na creche
Crianças homenageiam poeta negro, que nasceu em 24 de novembro de 1861

foto/divulgação: sme

Teatro de sombras do livro “Ombela: a origem das chuvas”

Ombela foi uma deusa que, ao chorar de tristeza, fez nascer a chuva. Mas para não fazer mal aos que viviam na terra, desaguou seu pranto nos mares. Seu pai a ensinou que chorar poderia ser bom e que a alegria poderia fazer surgir outro tipo de lágrima. A deusa aprendeu que há tempo para tudo e com a ajuda do pai suas lágrimas, doces e salgadas, fizeram surgir os mares e lagos.


Esta é a história que as professoras Daiana Mendes Pereira Martins e Geisa Pires, da Creche João da Cruz e Sousa, localizada no bairro Areias do Campeche, interpretaram para as crianças em comemoração ao mês de aniversário do poeta simbolista que dá nome à unidade. Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, na antiga Desterro, atual Florianópolis.


Os pequenos assistiram a um teatro de sombras do livro “Ombela: a origem das chuvas”, do escritor angolano Ondjaki. Ao todo oito turmas, com crianças de 6 meses a 6 anos, viram o espetáculo. A peça contou com rufar de tambores e narração de cenas. Quando Ombela chorava era borrifado água na plateia e entoada a música “Pau de Chuva”.


Cruz e Sousa


Filho de escravos, esteve envolvido ativamente em lutas contra o racismo. Em 1881, já comandava o jornal Tribuna Popular, combatendo a escravidão e o preconceito. Dois anos depois, foi recusado como promotor da cidade de Laguna, justamente por ser negro.


O poeta aprendeu francês, latim e grego, bem como dedicou-se à matemática e ciências naturais. O primeiro livro foi lançado em 1885, Tropos e Fantasias, em parceria com Virgílio Várzea. Em fevereiro de 1893, publicou Missal e, no mesmo ano, em agosto, foi a vez de Broquéis, que deu início ao Simbolismo no Brasil, movimento literário que se estendeu até 1922.


Em 19 de março de 1898, aos 36 anos, morreu vítima da tuberculose.


galeria de imagens