Secretaria Municipal de Educação

23/01/2015 - Educação
COEB recebe três palestrantes internacionais
Duas das palestrantes vêm da Itália; o terceiro vem de Portugal

foto/divulgação: Divulgação

Cerca de 1500 pessoas participaram do COEB 2014.

O COEB, Congresso de Educação Básica, que acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, contará com a presença de palestrantes internacionais. Anna Bondioli e Donatella Savio, da Università degli Studi di Pavia, virão da Itália para falar sobre “a qualidade da educação infantil e práticas envolvendo todos que agem no ambiente escolar”. Rui Trindade, de Portugal, abordará “O direito de aprender na Educação Básica: conhecimento e aprendizagem”.

 

No total, estão previstas seis palestras e três conferências com participantes de renome nacional. Além disso, haverá apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência de servidores da rede municipal de ensino. O evento é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

 

Estará em debate no congresso a reorganização de um currículo integrado para todas as etapas e modalidades de ensino. Serão discutidas propostas pedagógicas que coloquem isso em prática sem afetar a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos. A última edição do evento contou com cerca de 1.500 participantes.

 

Dedicados à educação

 

Anna Bondioli é formada em Filosofia. Desde 2007 é professora de Pedagogia Geral e Social na Universidade de Pavia, na qual atua desde 1981, primeiro como pesquisadora e depois como professora adjunta. É autora de publicações relacionadas à educação infantil, formação de professores, métodos de pesquisa empírica no estudo dos fenômenos educacionais com ênfase no contexto de avaliação formativa.

 

Donatella Savio é formada em Filosofia e possui doutorado em Educação pela Universidade La Sapienza de Roma. De 1998 a 2000, foi coordenadora do observatório sobre a qualidade dos serviços para a primeira infância no Departamento de Filosofia da Universidade de Pavia. Desde 2008, é pesquisadora de Ensinamentos Pedagógicos do Departamento de Filosofia da Universidade de Pavia.

 

Rui tem doutorado em Ciências da Educação e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto, Portugal. 


galeria de imagens