Secretaria Municipal de Educação

19/05/2015 - Educação
Aposentado leva Floripa Letrada ao HU
Nelson Parisotto aproveita livros que são distribuídos de graça nos terminais de ônibus

foto/divulgação: SME

Seu Nelson diz que pacientes gostaram do projeto

Nelson Parisotto é aposentado. Natural de Chapecó, oeste catarinense, mora em Florianópolis há dois anos. Quando percebeu que havia livros gratuitos nos terminais de ônibus, começou a pegar obras para passar o tempo e viajar pelo mundo das letras.  Em Chapecó,  ia raramente à biblioteca. 

 

A facilidade de ter em mãos diversos livros o faz levar alguns deles para onde é voluntário: a Associação Amigos do Hospital Universitário, que acolhe pessoas vindas de outros municípios.

 

A entidade é formada por pessoas que dão apoio social e espiritual aos pacientes do hospital da Universidade Federal de Santa Catarina e seus acompanhantes.

 

Pelo projeto Floripa Letrada, livros e revistas estão à disposição da população em cinco terminais: Centro, Trindade, Canasvieiras, Rio Tavares e Lagoa da Conceição. 

 

Seu Nelson conta que quem é acolhido pelos Amigos do HU se interessa tanto pelo material que não se separa mais das obras. Colocam na bagagem e as carregam para o interior do Estado, como uma lembrança cultural da Capital.

 

O projeto é da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

 

Mais de 1 milhão de obras


O projeto Floripa Letrada já distribuiu gratuitamente mais de 1 milhão de livros e revistas à população da Grande Florianópolis.

 

Desde 2010, os passageiros têm a seu dispor obras que podem ser lidas na espera do ônibus, dentro do veiculo ou durante o trajeto da viagem.

 

Quem quiser, pode levar para casa a obra, mas é importante devolvê-la, para que outras pessoas tenham acesso também ao material.

 

Leitura agradável

 

O objetivo é promover o acesso democrático e gratuito ao livro, incentivando e valorizando a leitura, estimulando novos leitores, divulgando os escritores catarinenses, tornando a viagem de ônibus mais aprazível, principalmente nos momentos de congestionamentos do trânsito.

 

O projeto também cumpre com o papel de garantir o direito à leitura ao máximo de pessoas e contribui com o desenvolvimento cultural e educacional dos habitantes da região.

 

A iniciativa conta com o apoio do Sindicato de Empresários de Ônibus (SETUF) e COTISA, que administra os terminais. Passam diariamente pelos terminais em que há o Floripa Letrada aproximadamente 370 mil passageiros.