Secretaria Municipal de Educação

01/10/2015 - Educação
Projeto que envolve literatura de cordel e surfe leva Nota 10
Trabalho foi realizado por Juliana Maggessi na EBM Dilma Lúcia dos Santos

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Alunos assistiram ao documentário Fabio Fabuloso

Um trabalho realizado na Escola Dilma Lucia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul, foi um dos cinco selecionados da quarta edição do Prêmio Professor Nota 10. Juliana Cordeiro Maggessi idealizou o projeto “Literatura de Cordel – Inspirado no Documentário ‘Fábio Fabuloso’”, que visa incentivar a leitura e a produção escrita, oportunizando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como autoestima, criatividade e autonomia dos estudantes do Apoio Pedagógico. A premiação é promovida pela Secretaria de Educação da Capital juntamente com a Câmara de Vereadores.

 

Os alunos assistiram ao documentário “Fábio Fabuloso”, que retrata a vida do esportista e realizaram vários trabalhos referentes ao tema. A educadora fez uso dos gêneros textuais biografia e poesia de cordel como recurso para debater cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental. Fabio foi até a unidade e participou de um bate papo com os estudantes, no qual contou diversos causos de sua trajetória no surfe.

 

“Eu já havia assistido ao filme e vi que casava muito bem com o perfil dos alunos. A partir daí pude trabalhar isso em sala, tornando o apoio pedagógico mais atrativo”, comenta Juliana.

 

Nota 10

 

A condecoração é uma forma de reconhecer o trabalho dos professores que se empenham na melhoria da qualidade da educação, seja na realização de experiências educativas, inovadoras e transformadoras, seja na atuação do atendimento aos alunos, ou na representação dos valores da prefeitura, como respeito aos servidores, comportamento ético e capacidade profissional. Foram aceitos trabalhos nas modalidades individual e coletiva.

 

Além de conceder medalha e diploma, o Nota 10 vai permitir aos vencedores a participação gratuita em feira, seminário, congresso ou evento similar na área da Educação em território nacional. A solenidade de premiação será realizada no dia 20 de outubro na Câmara de Vereadores. Na ocasião, os contemplados da edição de 2014 também serão homenageados.


galeria de imagens