Secretaria Municipal de Educação

20/04/2016 - Educação
Crianças patrulham Aedes aegypti e combatem H1N1
Professora Edna Golini mistura educação ambiental e prevenção contra o mosquito e gripe A no NEI Jurerê

foto/divulgação: SME

Vigilantes mirins patrulham Jurerê

No Núcleo Municipal de Educação Infantil Jurerê, a professora auxiliar de ensino Edna Golini está ajudando a formar novos vigilantes no combate ao H1N1 e Aedes aegypti.

 

Através do projeto “Meio Ambiente e Reciclagem”, crianças de 5 e 6 anos desenvolvem atividades ligadas às epidemias envolvendo a educação ambiental. Uma mistura diferente, mas que dá certo. Dentro e fora da sala de aula, todos têm um único pensamento: proteger a natureza e promover o bem-estar social.

 

Combinação que funciona

 

Edna percebeu que poderia aproveitar as notícias sobre a proliferação do mosquito e gripe A, contextualizando com o projeto. “Assim, além de aprenderem sobre a reutilização de materiais e alimentos, eles tomaram conhecimento de como se prevenir contra o agente transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus”, disse.

 

Depois a garotada colocou a mão na massa. As 50 crianças que frequentam a unidade em período integral trabalharam na construção de maquetes, músicas sobre o tema e cartazes ilustrativos. Também construíram os próprios mosquitos utilizando jornal, diversos papeis, fita, cola colorida, garrafas pet e caixas de ovos.

 

'Ô, de casa, a patrulha contra o mosquito chegou!'

Pelas proximidades da instituição, a turma bateu de casa em casa. Compartilharam o que aprenderam e mostraram para a comunidade a importância de fiscalizar os possíveis criadouros do Aedes Aegypit.

 

Além de cuidarem da região, os pequenos patrulheiros chamam a atenção dos pais. “Eles estão antenados em tudo o que acontece. Sempre contam para a gente alguma notícia nova que viram na televisão e comentam em casa o que aprenderam aqui”, informou Edna.

 

O projeto conta com a parceria das auxiliares de sala Juliana, Bruna, Renata e Miriam. A professora Tavani e o professor de educação física, José Caetano, também colaboram com as atividades.

Ação para combater o H1N1

 

Edna também já está propondo novas atividades, mas dessa vez ligadas à gripe A, causada pelo vírus H1N1. A doença consiste em uma mutação do vírus comum da gripe normal, que se manifesta de uma forma mais agressiva e mais intensa e que se espalha muito mais facilmente.

 

Para introduzir o tema, a professora levou para a sala o livro Atchim!, da coleção Os Pingos, escrito por Mary França. A narrativa traz a história do ratinho Pingo-de-Ouro, que pega um resfriado e é cuidado pelos outros amigos ratinhos.

 

“Através da literatura infantil, vamos trazer o tema a respeito da gripe A para as nossas atividades. Com o mesmo objetivo: proteger e cuidar uns dos outros”, completa Edna.

 

Na próxima segunda-feira (25), a professora planeja trabalhar com as crianças as diferentes formas de contaminação da gripe e maneira que elas podem se prevenir.