Secretaria Municipal de Educação

24/10/2016 - Educação
Discriminação e racismo são temas de exposição fotográfica da EJA
Alunos de Alfabetização, entre 24 e 72 anos, trabalharam o letramento e senso crítico

foto/divulgação: SME

A exposição contará com 17 painéis fotográficos sobre iscriminação, racismo e exploração no trabalho

Discriminação, racismo e exploração no trabalho são temas da exposição fotográfica criada por 15 estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação. Os autores são ligados à turma de alfabetização, chamado de primeiro segmento, do Núcleo EJA Sul I da Costeira do Pirajubaé. O material poderá ser apreciado até esta terça-feira no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, durante o III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. A exposição tem o título de “Olhares: narrativas de estudantes da EJA sobre discriminação, racismo e exploração no trabalho”.

 

Conforme a coordenadora da EJA Sul I, Janete Elenice Jorge, esses temas foram debatidos em sala de aula com o objetivo de pensar a alfabetização a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes. Com a interrogação “Quem somos nós?”, os alunos e alunas, entre 24 e 72 anos, foram estimulados a levantarem questionamentos sobre a ideia de identidade coletiva e a elaborarem perguntas de acordo com a realidade de cada um.

 

Através de atividades diversas foram trabalhados com a turma as habilidades de letramento e o senso crítico.

 

Dentre as ações, o grupo criou e encenou imagens que foram registradas e reveladas, resultando numa exposição de 17 painéis fotográficos que retratam seus olhares sobre a exploração no trabalho, discriminação e racismo.

 

O processo de montagem e produção das fotos foi orientado pela professora da turma Maria Aparecida Delgado, pela professora de artes Jacqueline Camila Abreu e pela coordenadora do Núcleo Janete Elenice Jorge. Os alunos também produziram e musicaram uma letra de samba que será apresentado entre as atividades culturais do evento na noite desta terça-feira. Essa turma de 15 alunos têm aulas de segunda a sexta-feira na Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, das 19h às 22 horas.