Secretaria Municipal de Educação

14/09/2018 - Educação
Professora é batizada de Mara Maravilhosa, por seu trabalho nas unidades
Profissional da rede de ensino de Florianópolis envolve a criançada com atividades lúdicas, recreativas e dinâmicas

foto/divulgação: arquivo sme

Os pequenos a reconhecem mesmo por de baixo de todos os seus personagens.

Dentro de uma mala, Mara Regina Martins da Rosa, leva brincadeiras, histórias, canções, teatro e imaginação para os núcleos de educação infantil municipal de Florianópolis, os NEIM’s.  A professora de educação física, com 34 anos de funcionalismo público, entre o Estado e a Prefeitura,  ruma para a aposentadoria.  Ela já trabalhou no NEIM Paulo Michels (Sapé), NEIM Celso Pamplona (Jardim Atlântico) e nas escolas Donícia Maria da Costa (Saco Grande), Vítor Miguel de Souza (Itacorubi), entre outras.

 

Natural de Armazém, cidade localizada no sul do estado, decidiu o seu futuro na antiga 8º série. Inspirada por Sônia Nazário, professora nova na escola em que estudava, Mara diz que a docente teve um importante papel na sua vida. “Ela me inspirou, ensinou e acolheu quando vim fazer faculdade de educação física em Florianópolis”, conta a profissional.

 

A filha de Mara, Suélyn Rosa da Cunha, seguiu os passos da mãe. Ela é professora na rede municipal de ensino, dá aulas no NEIM Celso Pamplona, local onde Mara  trabalhou por 17 anos.  

 

Mara vê uma relação intensa entre a música e os esportes. Pois desenvolve o ritmo, coordenação, a relação interpessoal, o equilíbrio, a habilidade motora e acima de tudo a alegria e diversão.  As canções estimulam as potencialidades de movimento e percepções corporais.

 

As apresentações musicais sempre fizeram parte de sua prática diária na Educação.  Recentemente foi convidada pela equipe do NEIM Paulo Michels, no bairro Sapé,  região continental, para realizar uma dinâmica com as crianças, atrelado ao projeto da unidade,  “atuando e alegrando”.

 

Ela tornou-se Mara Maravilhosa, apelido criado pelos profissionais em reconhecimento aos seus anos de trabalho no estabelecimento de ensino. No NEIM Celso Pamplona desenvolveu atividades ligadas à música também.

 

“Os esportes e a arte são fatores importantes que influenciam positivamente na vida das crianças e dos jovens, estimulando a expressão artística e as práticas físicas”, afirma o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

 

O pano encantando

Com água nos olhos, Mara conta sobre sua rotina com as crianças e diz que as unidades ficaram em seu coração. Atividades lúdicas, recreativas e dinâmicas são suas ferramentas para construir o conhecimento das crianças através do teatro e das canções.

 

No NEIM Paulo Michels, com a melodia musical “Pano encantado”, os pequenos encontraram um mundo de possibilidades na sua frente. Um pano roxo e brilhante, que chega dentro da mala de Mara, é o que faz toda a mágica.  O tecido se transforma conforme a letra da música.  

 

“Era uma vez um pedaço

De pano, de pano, de pano

Um pano feliz encantado

Que fazia o que eu ia mandando”

 

 Risadas, encenações e brincadeiras fizeram parte do cotidiano da garotada, que também aprenderam sobre sustentabilidade, consciência e amor com a professora Mara.

 

Uma fada ou uma bruxa

 

Talentosa e criativa, Mara Maravilhosa, pode ser uma fada, uma bruxa ou até mesmo a palhacinha Mariquinha, responsável por muita alegria. Além de levar o teatro e a música para dentro das duas unidades, ela deu uma nova vida para as sucatas que ninguém mais queria.

 

O muro musical do NEIM Paulo Michels foi obra de Mara e seu marido, Carlos Henrique da Cunha. Talheres, calotas de carro, panelas, tampinhas e frigideiras viraram instrumentos musicais, para a criançada se divertir.

 

Os pequenos a reconhecem mesmo por de baixo de todos os seus personagens. Nutrem um carinho especial pela docente e por cada nota cantada por ela. Sua aposentadoria marca o final de uma jornada especial que começou por uma professora de Armazém.

 


galeria de imagens