Secretaria Municipal de Educação

10/04/2014 - Educação
Tesouro Nacional aprova financiamento do BID
Falta pouco para Florianópolis receber cerca de U$ 59 milhões para a educação

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

O prefeito e o secretário de Educação

A Secretaria do Tesouro Nacional liberou a operação da Prefeitura de Florianópolis com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no valor de U$ 58.860.000,00 para investimentos na educação. O dinheiro será utilizado na construção de escolas e creches, na capacitação de professores e na modernização das unidades de ensino em Florianópolis.

Agora, a documentação encontra-se na Procuradoria-Geral da União para conclusão do parecer jurídico  e, por último, tem como destino o Senado Federal. O primeiro financiamento internacional para educação em todo o Brasil prevê contrapartida idêntica da Prefeitura, ou seja, cerca de U$ 59 milhões, somando um total de R$ 260 milhões a serem investidos exclusivamente em educação. O dinheiro do BID é destinado à execução de benfeitorias em até cinco anos. Quanto ao empréstimo, o município tem 25 anos para pagá-lo.

“Quando assumimos a prefeitura de Florianópolis, esse convênio estava parado havia um ano, prestes a ser definitivamente perdido. Nossa administração deu prioridade absoluta à concretização dessa parceria com o BID, que eu considero a mais importante da história da cidade. Com esses recursos, vamos não apenas construir creches e escolas, mas também capacitar e qualificar nossos professores e professoras, além de dotar nossas unidades de ensino com os mais modernos recursos voltados à educação”, disse o prefeito Cesar Souza Júnior.

Novas vagas 

Serão construídas 25 creches, o que permitirá a abertura de mais de quatro mil vagas para crianças entre seis meses e cinco anos. Serão ampliadas ou reformadas 18 unidades.

Está prevista a construção de quatro novos prédios de escolas de ensino fundamental. Três obras são referentes aos estabelecimentos Henrique Veras, da Lagoa da Conceição; Mâncio Costa, de Ratones; e Osvaldo Machado, de Ponta das Canas. O bairro da Tapera ganhará a sua primeira escola municipal. Dezesseis estabelecimentos passarão por ampliação ou reforma.

As novas escolas, juntamente com aquelas que serão reformadas, possibilitarão que cerca de 1.600 alunos sejam beneficiados para aumentar a oferta de vagas em jornada integral. 
Centros exemplares

Com a verba, serão viabilizados dois centros de inovação de educação básica (CIEBs). Os setores permitirão que em torno de 1.200 estudantes de tempo regular participem de atividades em contraturno. Os centros irão oferecer atividades de reforço escolar, artístico-culturais, científicas e esportivas. Contarão também com salas de aula, laboratórios de informática, cinema, auditório, quadras esportivas, biblioteca, laboratório de comunicação, laboratório de ciência e tecnologia. Para o deslocamento dos alunos até os CIEBs, serão adquiridos dois ônibus para transporte gratuito.

O dinheiro será direcionado ainda para compra de bens para equipar todas as unidades. Os profissionais de educação serão contemplados com cursos de capacitação e será implantado um serviço de assistência técnica para professores de educação básica. “É um amplo processo de melhoria e de investimentos na rede municipal. A educação de Florianópolis vai melhorar ainda mais”, afirmou o secretário municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.  

Aplicação de verbas na Educação:
  • Construção de 25 creches
  • Ampliação de 07 e reforma de 09 unidades de educação infantil
  • Construção de 04 escolas
  • Ampliação de 04 escolas
  • Reforma de 11 escolas
  • Construção de 02 centros de inovação de educação básica (CIEBs)
  • Aquisição de terrenos para instalação dos CIEBs
  • Compra de 02 ônibus para deslocamento de alunos
  • Aquisição de bens para equipar todas as unidades construídas, ampliadas e reformadas
  • Capacitação de profissionais da educação