Secretaria Municipal de Educação

11/04/2014 - Educação
Semana do Livro Infantil está repleta de atrações
Lançamento de livros e sessão de autógrafos marcam a abertura do evento

foto/divulgação: divulgação

Capa Livro online \

O primeiro dia da Semana do Livro Infantil vai agitar a cidade. Entre as atrações, destaque para o lançamento da 2ª edição do livro online “Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina” e a apresentação de quatro obras produzidas por crianças da Creche Municipal Maria Nair da Silva, do Rio Tavares.

 

A cerimônia de abertura acontece sábado, às 9h30, na Biblioteca Pública de Santa Catarina. A promoção é da Secretaria de Educação de Florianópolis.

 

 

  Lançamento livro online 

 

 “Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina” reúne 237 biografias de escritores, tradutores e ilustradores catarinenses, além de 815 resenhas de livros infantis e juvenis. Organizada pelas pesquisadoras da UFSC Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura Pozzobon Spengler, a obra faz um mapeamento da literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina a partir da apresentação de seus escritores e títulos.

 

De acordo com Eliane Debus, “o mapeamento deste tipo de produção e sua socialização por meio eletrônico possibilita, além da democratização das informações, o diálogo com uma ferramenta importante e que não pode ser ignorada: a internet. Desse modo, contribuímos para a interação do leitor com uma plataforma de manuseio acessível e dinâmica”.

 

A publicação, incialmente pensada para funcionar como um dicionário, com estrutura de verbetes, acabou sendo ampliada durante a pesquisa. As informações recolhidas durante o mapeamento forçaram a mudança para a plataforma online ainda na primeira edição. A obra é realimentada anualmente.

 

 

Projeto Autores Mirins

 

Outra atração é o lançamento dos livros produzidos pelas crianças participantes do Projeto Autores Mirins, desenvolvido na Creche  Municipal Maria Nair da Silva, do Rio Tavares, e coordenado pela professora Anne Marie Tribess Onesti. Ao todo, quatro títulos serão lançados: “O castelo da princesa”, “O zoológico dos animais”, “O pirata perna-de-pau” e “A história das meninas gêmeas”.

 

Com o objetivo de proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer o universo de um livro e a possibilidade de serem criadoras de suas próprias histórias e obras, o Projeto Autores Mirins teve duração de quatro meses e contou com a participação da auxiliar de sala Suzana Aparecida Lima de Jesus e o apoio pedagógico da ex-diretora da creche, professora Solange Maria de Farias.

 

Para Anne, “o projeto é um trabalho que reconhece na criança a capacidade de pensar, produzir, agir e criar por si mesma”.

 

Uma sessão de autógrafos também será realizada.  

 

 

Passeio de barco

 

Mais tarde, às 15h e 16h, a Barca dos Livros promove dois passeios de barco na Lagoa da Conceição. A atividade é aberta à comunidade e gratuita para crianças até 10 anos de idade. Música, livros, leitura e narração de histórias não vão faltar.

 

 

Mostras

 

No mesmo dia, duas mostras têm início na capital: “História do Livro” e “Mitos e Lendas”.

 

“História do Livro” estará aberta à visitação diariamente das 8h às 19h na Biblioteca Pública de Santa Catarina. Com textos de Carlos Henrique Schroeder e design de Roberto Lanznaster, a mostra é uma viagem no tempo, desde a invenção do papel até os ipads.

 

Também diária, a mostra “Mitos e Lendas” acontece na Biblioteca do Centro de Educação Continuada (CEC) da Secretaria Municipal de Educação (SME), sempre das 8h às 20h. Semelhante a uma contação de história, uma sequência de mitos e lendas do Brasil serão apresentados, traçando um paralelo entre mitos antigos e contemporâneos.

 

 

Teatro

 

A programação continua à noite com a apresentação da peça “Boneca de Pano”. O evento acontece às 20h na Biblioteca do SESC Prainha e é voltado para o público adulto. A peça será reapresentada domingo (13) no mesmo horário e local. Reservas podem ser feitas através do telefone: (48) 3229-2200.

 

 

Sobre a Semana do Livro Infantil

 

Instituída em 2010 pela Lei 8.125, a Semana Municipal do Livro Infantil acontece no período que compreende o dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro e o Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato. Excepcionalmente este ano, por ocasião da Sexta-feira da Paixão (18), feriado nacional, a programação se estenderá até o dia 17.

 

A programação completa pode ser acessada em www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

 

 

Apoiadores da 5ª Semana Municipal do Livro Infantil:

 

Além das unidades educativas, são parceiros a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, Biblioteca do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Guga Kuerten (IGK), Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Língua Portuguesa (NEPALP) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta ainda com o apoio da Fundação Hassis, Fundação Franklin Cascaes e Barca dos Livros.


galeria de imagens