Secretaria Municipal de Educação

14/07/2014 - Educação
BID quer transformar Florianópolis em exemplo mundial
Para Educação, PMF assinou convênio de U$ 58 milhões 860 mil com o Banco Interamericano de Desenvolvimento

foto/divulgação: Divulgação

Assinatura do convênio com o BID

   A Prefeitura Municipal de Florianópolis tornou- a primeira do país a receber um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, para aplicar exclusivamente na área da Educação. O contrato, no valor de U$ 58 milhões 860 mil, foi assinado nesta segunda-feira em Brasília. Com o dinheiro, serão construídas creches, escolas, centros de educação integral e modernizada a rede de ensino. Em contrapartida, Igual quantia financeira deverá ser investida no setor pela prefeitura.

 

   Representando o BID, assinou o contrato Daniela Correia Marquis, venezuelana que gerencia a Divisão de Mercados Financeiros do Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo do banco.

 

   Também estiveram presentes Ideli Salvatti, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Álvaro Prata, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e o Senador Casildo Maldaner.

 

   Por parte do Governo Federal, avalista do empréstimo, assinou o documento Ana Lucia Gatto de Oliveira, da Coordenação-Geral de Operações Financeiras da União, órgão da Procuradoria-Geral da Fazenda. Por parte do município de Florianópolis, o prefeito Cesar Souza Junior firmou o contrato. Ele esteve acompanhado do secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

 

   “Estamos no rumo certo para abrirmos mais vagas em creches e melhorarmos ainda mais a qualidade da educação em todas as esferas”, comentou Cesar Souza Junior. “A Vitoria é da rede municipal e de toda a cidade”, complementa.

 

   Para Pinto da Luz, com o apoio financeiro, Florianópolis vai sacramentar a ideia de que educação pública funciona. “Crianças e jovens, juntamente com seus familiares, terão ampliado o seu orgulho de estar num sistema público e gratuito que apresenta bons resultados no ensino-aprendizagem”.

 

Por que Florianópolis

 

   O Banco Interamericano de Desenvolvimento decidiu apostar em Florianópolis devido a uma pesquisa encomendada pelo órgão e pelo Ministério da Educação. Realizada pela Fundação Carlos Chagas, dentre várias capitais, a pesquisa apontou o município com o melhor índice de qualidade na educação infantil. O banco quer que a capital catarinense transforme-se agora em exemplo internacional em ensino com crianças até 14 anos.

 

Investimento

 

   O dinheiro será utilizado em 27 novas creches, contemplando as regiões do Centro, Norte, Sul da Ilha e Continente, perfazendo a abertura de aproximadamente 4.200 vagas em tempo integral. Haverá a construção de três escolas, em Ponta das Canas, Tapera e Ratones.

 

   Estão previstos dois centros de educação integral, um no Norte, em Canasvieiras, e outro no Sul da Ilha. A modernização das salas de aula e também capacitação de professores e educadores encontram-se no pacote.

 

   As benfeitorias devem ser executadas até 2016. O município tem 25 anos para pagar o empréstimo. 

 

Atividades no contraturno

 

   Serão viabilizados dois centros de inovação de educação básica (CIEBs). Os setores permitirão que em torno de 1.200 estudantes de tempo regular participem de atividades em contraturno. Os centros irão oferecer atividades de reforço escolar, artístico-culturais, científicas e esportivas.

 

   No local, serão desenvolvidos projetos inovadores nas áreas de Ciência, Matemática, línguas Portuguesa e Estrangeira.

 

   Contarão também com salas de aula, laboratórios de informática, cinema, auditório, quadras esportivas, biblioteca, laboratório de comunicação, laboratório de ciência e tecnologia. Para o deslocamento dos alunos até os CIEBs, serão adquiridos dois ônibus para transporte gratuito.

 

   O dinheiro será direcionado ainda para compra de bens para equipar todas as unidades. Os profissionais de educação serão contemplados com cursos de capacitação e será implantado um serviço de assistência técnica para professores de educação básica, além de um sistema único para a rede municipal de ensino.

 

Aplicação de verbas na Educação

 

Viabilização de 27 creches

Creche Costeira

Creche Tapera

Creche Capoeiras 01

Creche Capoeiras 02

Creche Cachoeira do Bom Jesus

Creche Canto da Coruja

Creche Rede Park

Creche Areais do Campeche

Creche Ribeirão da Ilha

Creche Otília Cruz

NEII Gentil Mathias

Creche Sol Nascente

Creche Vila Aparecida

Creche Morro do Céu

Creche Campeche

Creche Ingleses II

Creche Sítio Capivari

Creche Pantanal

Creche Morro do Horácio

Creche Quilombo

Creche Serrinha

Creche Estreito

Creche Monte Verde

Creche Chico Mendes II

Creche Saco dos Limões

Creche Rio Tavares

Creche Canasvieiras

 

Construção de 03 escolas

Nova escola na Tapera

Nova Escola Osvaldo Machado (Ponta das Canas)

Nova Escola Mâncio Costa (Ratones)

 

Outros itens

- Ampliação e reforma de 18 unidades de educação infantil

- Ampliação e reforma de 16 escolas

- Construção de 02 centros de inovação de educação básica (CIEBs)

- Aquisição de terrenos para instalação dos CIEBs

- Compra de 02 ônibus para deslocamento de alunos

- Aquisição de bens para equipar todas as unidades construídas, ampliadas e reformadas

- Capacitação de profissionais da educação

- Montagem de laboratórios de inovações nas áreas de línguas Portuguesa e Estrangeira, Ciências e Matemática.

 

Programas sociais

 

   Com sede em Washington, Estados Unidos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, foi fundado em 1959. Tornou-se uma das principais fontes de financiamento para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe.

 

   Como estratégia institucional, o BID atua em quatro áreas prioritárias. Uma delas é o incentivo à competitividade, com o apoio a políticas e programas que aumentem o potencial de desenvolvimento de um país numa economia aberta e globalizada.

 

   Outra área é a modernização do Estado pelo fortalecimento da eficiência e transparência das instituições públicas. As outras áreas são o investimento em programas sociais, que expandam as oportunidades para os pobres, e a promoção da integração regional com o estabelecimento de laços entre países que desenvolvem mercados para bens e serviços.


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