Secretaria Municipal de Educação

15/07/2014 - Educação
SME lança revista especial 'Educação em Florianópolis'
Publicação aborda projetos ganhadores de prêmios em 2013

foto/divulgação: Divulgação

Revista "Educação em Florianópolis"

O teatro da Ubro será palco do lançamento da revista “Educação em Florianópolis”. O evento acontecerá nesta quarta-feira (16), a partir das 18h30. A publicação dá destaque para os cinco vencedores de 2013 do Professor Nota Dez, trazendo informações sobre os projetos, como seus objetivos e como foram colocados em prática. Além disso, contempla o projeto vencedor de um prêmio promovido por uma rede de comunicação.


Estão na revista os projetos “Blog da horta EBIAS”, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva; “Estimulando o movimento”, da Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo; “Um pedacinho de terra perdido no mar: Conhecendo Florianópolis”, da Creche Municipal Monteiro Lobato; “Eu, Cidadão da Ilha da Magia”, do Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos; “Descobridores dos Mares”, da Creche Vila Cachoeira; e “Hora de Ler”, realizado na Escola Desdobrada Municipal Costa da Lagoa.


Os projetos vencedores


Diane Schlieck, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, é uma das ganhadoras, com a criação do “Blog da Horta EBIAS”. Os alunos registram o trabalho realizado na horta da unidade, com os agrônomos Ícaro Pereira e Monica Auga, por meio de fotografias e anotações.  Eles montam os textos e os revisam com a ajuda da professora de letramento, Regina Lima. O trabalho é finalizado na sala informatizada, onde, com o

O projeto, que visa a estimular o desenvolvimento motor das crianças, foi o que consagrou o professor de Educação Física Elias Casemiro Dutra Fernández, da Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo, na Vargem Grande. O professor dá vida a diversos personagens.  A mistura de cores é feita por intermédio de um “cientista”; o consumo de frutas e verduras é tratado com “Edenir da Horta”. O “Homem Aranha” ensina a criançada a atravessar sua teia feita de elásticos. 


Outro trabalho que é destaque é o da educadora Jamira Furlani, da Creche Municipal Monteiro Lobato, no bairro Carianos, que tem o objetivo de transmitir a cultura Florianopolitana para os pequenos cidadãos. A atividade contou com passeios a tradicionais pontos históricos e turísticos da Capital. Os pequenos fizeram cartazes e tiveram contato com folders e guias de turismo para estimular a associação das crianças, quanto a distancias e localizações. 


Transformando a sala de aula em um oceano, além de proporcionar aos alunos diversos passeios e atividades sobre o tema, foi o que levou a educadora Mariana de Oliveira Mendes, da Creche Vila Cachoeira, no Saco Grande II, a participar deste time de professores nota 10. A educadora, percebendo a curiosidades da turminha sobre o oceano, decorou a sala de aula com materiais reciclados para impulsionar a criatividade dos pequenos e esclarecer as duvidas de forma divertida. 


Com o projeto “Eu, cidadão do mundo na Ilha da Magia!”, Tatiane Alexandre, do Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos, em Sambaqui, fechou a equipe de premiados. A professora buscou fazer com que as crianças percebam sua identidade pessoal e cultural, além de proporcionar o contato com diferentes culturas. Rodas de conversa, contação de histórias, músicas e danças são algumas das atividades realizadas para isso. A professora também expôs fotografias e vídeos. Foi utilizado o livro “Que cor é a minha cor?” para explicar a miscigenação do povo brasileiro.


Outra dupla também é vencedora, Carolina Kuhnen e Elizete Maria Marques, da Escola Desdobrada Municipal Costa da Lagoa, no Leste da Ilha.   Tornar o momento de leitura prazeroso e aproximar as crianças do universo literário foi o que as professoras pretendiam com o projeto “Hora de Ler”. A atividade deu tanto resultado que foi ganhadora do “Prêmio RBS de Educação - para entender o mundo”, no ano de 2013.


O projeto venceu na categoria escola pública de Santa Catarina. Na final, o estabelecimento de ensino disputou o prêmio com os municípios de Rio dos Cedros, no Meio Oeste, e Brusque, no Vale do Itajaí.


No “Hora de Ler”, a criançada tem momentos de leitura de diferentes gêneros literários, que são pré-definidos. As crianças completam uma tabela com a leitura feita no dia e com as características percebidas do gênero literário.

 

Lista dos projetos premiados em 2013

e seus respectivos autores

 


Blog da horta EBIAS

Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva

Autores: Diane Schlieck, Regina Lima, Mônica Dias Leite e Ícaro Pereira

 

Estimulando o movimento

Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo

Autor: Elias Casemiro Dutra Fernández

 

Um pedacinho de terra perdido no mar: Conhecendo Florianópolis

Creche Municipal Monteiro Lobato

Autoras: Jamira Furlani, Nara Costa e Georgia Barros

 

Eu, Cidadão do mundo na Ilha da Magia

Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos

Autoras: Tatiane Alexandre, Silvia Rodrigues Montiel, Maria de Fátima Xavier de Albuquerque e Priscila Wilma Luiz

 

Descobridores dos Mares

Creche Vila Cachoeira

Autoras: Mariana de Oliveira Mendes, Daynna Junkes, Vania Machado Martins e Deise Arenhart

 

Hora de Ler

Escola Desdobrada Municipal Costa da Lagoa

Autoras: Carolina Kuhnen e Elizete Maria Marques