Secretaria Municipal de Educação

08/09/2014 - Educação
SME realiza campanha de saúde vocal dos servidores
Profissionais recebem squeezes para hidratação e evitar problemas

foto/divulgação: Divulgação

Profissionais da Rede Municipal receberão garrafas squeeze.

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo uma campanha de saúde vocal envolvendo seus servidores. Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, serão distribuídas a todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino garrafas “squeezes” para incentivar o consumo de água, que traz benefícios às cordas vocais.


A ação é uma continuidade da campanha implantada no ano de 2006 por meio do Departamento de Saúde e Bem-Estar do Servidor. O objetivo é proporcionar aos servidores atividades de orientação e prevenção para possíveis problemas.


Para não sobrecarregar as cordas vocais, além de beber bastante líquido, a orientação é que o profissional tenha uma alimentação saudável e evite falar por muito tempo de forma intensa.


Através de uma parceria com o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, os servidores passam por uma triagem. Os que apresentarem distúrbios na voz recebem atendimento especializado.


Como parte do projeto, já foram distribuídos materiais de conscientização, como cartazes e marcadores de páginas. As unidades educativas do ensino fundamental ganharam microfones e caixas acústicas como forma de diminuir o impacto nas cordas vocais dos funcionários.

 

Dicas para a saúde da voz

 

- Beba água constantemente

- Evite gritar ou falar muito tempo de forma intensa

- Realize exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal

- Tenha uma alimentação saudável

- No caso de problemas vocais, procure a ajuda de um especialista 


galeria de imagens