Secretaria Municipal de Educação

26/09/2014 - Educação
Educação Inclusiva é exemplo para o país
A rede municipal é responsável por 520 estudantes com algum tipo de deficiência

foto/divulgação: Arquivo: SME

Na sala multimeios a professora ensina Libras

Quando o assunto é educação inclusiva, Florianópolis é lembrada como referência nacional. Um dos motivos que leva a cidade a despontar no país é a garantia, sem exceção, do direito de todos à escola.

“Em Florianópolis, a educação especial, que não é substitutiva da escola regular, é um serviço complementar de qualidade à escolarização do aluno com deficiência, visando à acessibilidade ao ambiente e conhecimento escolares”, afirma Rosângela Machado, gerente do setor na Secretaria de Educação da Capital.

De acordo com os últimos dados, a Rede Municipal de Ensino da capital catarinense é responsável por 520 estudantes com algum tipo de deficiência e transtorno do espectro autista, distribuídos na educação infantil, fundamental e na educação de jovens, adultos e idosos.

Suporte

Para dar atenção ao grupo, há 44 professores de educação especial que atuam no atendimento educacional especializado e 130 auxiliares para alunos que têm restrições na locomoção, não conseguem se alimentar sozinhos e necessitam de auxílio na higiene pessoal.


Há ainda dez professores de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, doze intérpretes de LIBRAS e 15 professores que atuam no Centro de Atendimento Pedagógico para Alunos com Deficiência Visual – CAP.


São 22 salas multimeios, dotadas de instrumentos e equipamentos, para o Atendimento Educacional Especializado. No CAP, são produzidos livros em Braille, livros e textos com caracteres ampliados e mapas em alto relevo, entre outros materiais acessíveis ao estudante com cegueira ou com baixa visão.

 

Todos os profissionais participam de formação continuada para aprimoramento da prática de Atendimento Educacional Especializado.