Secretaria Municipal de Educação

10/10/2014 - Educação
Crianças da rede trazem o Egito até a escola
Projeto é do NEI vinculado Vargem Grande

foto/divulgação: sme

Crianças da EBM Albertina Madalena Dias

Pirâmides, faraós, múmias, mitos, hieróglifos. Esses e outros elementos da cultura egípcia estão sendo trabalhados com as crianças do Núcleo de Educação Infantil vinculado à Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande. Através do projeto “O Egito está aqui.”, as professoras Maria das Neves Prujansky e Ana Maria Dias trouxeram o país africano para dentro da unidade. As atividades estão sendo realizadas desde abril e se estenderão até o fim do ano.


Tudo começou quando a turma foi convidada a assistir uma aula de história da professora Nadia Mikola sobre o Egito. O assunto despertou o interesse da criançada, e foi aí que a ideia de criar o projeto surgiu. “Como era uma múmia?”, “Por que os faraós viravam múmias”, “O que é o Nilo?”. Estes foram alguns dos questionamentos feitos pelas crianças.


Pouco a pouco o Egito foi tomando forma na sala de aula. Os pequenos decoraram o ambiente e tiveram acesso a filmes, livros, músicas, danças e oficinas de culinária sobre o país. Realizaram atividades envolvendo hieróglifos (escrita de antigas civilizações) e artes plásticas, construíram pirâmides de areia e argila, confeccionaram cenários e fantasias para a encenação da história do faraó Tutâncamon, também conhecido como o “Faraó Menino”, que assumiu o trono do Egito Antigo aos nove anos idade.


De acordo com a professora Maria das Neves, “vivenciar a história do Egito de forma lúdica e prazerosa possibilitou que saberes e fazeres se entrelaçassem, ampliando de forma significativa a aprendizagem das crianças”.


O projeto foi além dos muros da escola. Os pequenos participaram do desfile de abertura da gincana recreativa entre as turmas do primeiro ao quinto ano, em comemoração à Semana da Criança. Na principal avenida do bairro, professores e alunos desfilaram caracterizados para a comunidade. As bandas da Polícia Militar e do Exército participaram do evento, que foi assessorado pela Guarda Municipal.

Egito


O Egito é um país do norte da África e é o 15º mais populoso do mundo, com cerca de 85 milhões de habitantes. A maior concentração populacional fica nas áreas próximas ao rio Nilo, que interferiu e ainda interfere no desenvolvimento do país.


As artes e pirâmides são elementos bastante conhecidos de sua cultura. No Antigo Egito, eram construídos templos decorados com esculturas e pinturas, que representavam cenas do cotidiano, assim como alimentos e joias que poderiam ser utilizadas após a morte, de acordo com as crenças da época. A religião egípcia era politeísta e tinha os deuses representados como animais ou como um misto entre homem e animal.


galeria de imagens