Secretaria Municipal de Educação

18/11/2014 - Educação
Seminário debate diversidade étnico-racial nesta quarta
Evento terá palestras e relatos de experiências na RME

foto/divulgação: Divulgação SME

Crianças do Núcleo Municipal de Educação Infantil Gentil Mathias

Nesta quarta-feira (19), véspera do Dia Nacional da Consciência Negra,  será feita uma avaliação da implementação das ações previstas pela Lei Municipal 4.446/94, que institui a inclusão do conteúdo de História Afro-brasileira no currículo das escolas municipais de Florianópolis.


Também em debate estará a Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira na educação básica.


Os assuntos fazem parte da pauta do  nono Seminário de Diversidade Étnico-Racial da Secretaria de Educação da Capital.


O tema é “A Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Ensino  de Florianópolis: traduzindo as ações das instituições educativas". O seminário ocorrerá no Centro de Educação Continuada da Secretaria, das 8 às 17 horas, na rua Ferreira Lima, 82, Centro.


O evento será constituído de palestras, relatos de experiências desenvolvidos na educação infantil, ensino fundamental, educação complementar e educação de jovens e adultos e apresentaçoes culturais.


Conforme Sônia Carvalho, do programa de Diversidade Étnico-Racial da SME, o município tem como desafio ampliar as oportunidade a todos.  Para a gerente de Articulação Pedagógica de Educação Continuada do Ensino Fudamental, a rede de ensino tem que criar cada vez mais espaços para vivência e o entendimento do jeito de ser, viver e de  pensar das diferentes culturas.

Ela complementa, dizendo que “devemos também compreender as diferentes contribuições dos povos para a ciência, a tecnologia, a filosofia e a arte, fortalecendo a solidariedade, a cooperação e o diálogo no enfrentamento dos conflitos e contradições, repudiando todas as formas de preconceito, discriminação, racismo e violência”. 

O seminário tem em pauta ainda mais três assuntos. Um deles é a educação das relações étnico-raciais e o outro é a política pública educacional para a promoção da igualdade racial.

O terceiro ponto é aprofundar o entendimento sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e suas implicações nas propostas pedagógicas.

Programação

 

8h – Credenciamento

8h30 – Solenidade de Abertura

8h50 – Homenagem a Zumbi dos Palmares

9h – Palestra: Educação das Relações Étnico-Raciais: aspectos legais, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos – João Carlos Nogueira

 

10h15– Relatos de experiência :

Nossas Raízes de lá e de cá. Conhecendo um pouco mais sobre a África e os legados africanos em nossa cultura - Anne Marie Tribess– Maria Nair da Silva

Vivências das Relações étnico-Raciais nas aulas de música- Rodrigo Cantos - EBM Antonio Paschoal

Musica fomentando o debate acerca da diversidade na escola- Professora Leticia Grala Dias- EB. Jose Amaro Cordeiro

12h – Intervalo

13h – Oficina de Abayomis         

14h- Palestra: O direito à diferença na igualdade de direitos - Rosângela Machado.

15h – Intervalo

15h30 - Relatos de experiência

Educação das Relações Étnico- Raciais na Educação Infantil: possibilidades na ação pedagógica - Sandra Pires - Nei Tapera

A Educação das relações Étnico-racial nas pesquisas da Educação de Jovens e Adultos - EJA Centro II

17h – Encerramento