Secretaria Municipal de Educação

17/12/2014 - Educação
Creche no Verão inscreve mais de 1.600 crianças
O programa é para famílias que trabalham na alta temporada

foto/divulgação: Divulgação

Mais de 1.600 crianças são inscritas na Creche no Verão

O número de crianças beneficiadas pelo programa municipal Creche no Verão superou as expectativas. Ao invés de 1.400 crianças, foi possível viabilizar a inscrição de 1.641. Conforme informações da Secretaria de Educação da Capital, a ampliação de vagas se deu  pela quantidade de inscritos na faixa etária de quatro a seis anos.


Desta forma, diversas turmas puderam ser formadas com até 25 matriculados. Com crianças até três anos, o número máximo de crianças por sala é de 15, segundo normas do Conselho Municipal de Educação.

De 6 a 30 de janeiro, em 18 unidades, a Creche no Verão atenderá as crianças cujos pais ou responsáveis precisam trabalhar na alta temporada. No ato da inscrição, houve a necessidade de apresentação de comprovante de que irão trabalhar no verão. Além disso, foram apresentados  comprovantes de rendimentos dos membros da família.

A iniciativa é voltada a crianças que já frequentam a rede de ensino da Prefeitura. Em todas as regiões de Florianópolis, haverá unidades servindo à população das 7h30 às 18h30.

Quem não comparecer à unidade educativa até o dia 8 de janeiro, bem como faltar em dois dias consecutivos, sem justificativa por escrito ou atestado médico, perderá o direito à vaga. Haverá substituição por outra criança, conforme classificação.  

Na lista de espera há 32 crianças. “Acreditamos que vamos zerar a lista, pois ao longo do período existem desistências”, observa a titular da Diretoria de Educação Infantil, Sônia Fernandes.

 

Na temporada 2014, o programa foi implantado em 17 unidades. Houve 1.267 inscritos, mas a freqüência média foi de 972 crianças.

Unidades por região

No Norte da Ilha, estarão funcionando cinco unidades: Creche Clair Gruber Souza (Canasvieiras), Creche Doralice Teodora Bastos(Canasvieiras), Creche Ingleses (Ingleses),Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho) e Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias (Ingleses).

No Sul da Ilha, quatro unidades vão funcionar para auxiliar às famílias. Participarão do Programa a Creche Anna SpyriosDimatos (Tapera), Creche Maria Nair da Silva (Fazenda do Rio Tavares),Creche Poeta João da Cruz e Sousa (Areias do Campeche)e Núcleo de Educação Infantil Armação (Armação).

Na Região Central, estarão integrando o programa seis creches: Celso Ramos (Prainha), Monsenhor Frederico Hobold(Costeira do Pirajubaé), Irmão Celso (Agronômica), Joaquina Maria Peres (Itacorubi), Waldemar da Silva Filho (Trindade) e Creche Orlandina Cordeiro (Saco Grande).

O Leste da Ilha será beneficiado com a abertura no verão do Núcleo de Educação Infantil Colônia Z11 (Barra da Lagoa).

No Continente, serão duas creches em funcionamento:Creche Mateus de Barros (Monte Cristo) e Núcleo de Educação Infantil Otília Cruz (Coloninha).

 

Menor renda

 

Observando sempre a menor renda, quando o número de inscrições é superior à capacidade de atendimento da unidade educativa, ficam estabelecidos, para a seleção, os seguintes critérios: crianças que já frequentam as unidades polos e crianças que frequentam as demais unidades educativas da rede municipal de ensino. 

 

Locais com Creche no Verão

 

Norte da Ilha (05 unidades)

Creche Clair Gruber Souza (Canasvieiras)

 Creche Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras)

Creche Ingleses (Ingleses)

 Creche Lausimar Maria Laus (Rio Vermelho)

 Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias (Ingleses)

 

Sul da Ilha (04 unidades)

Creche Anna SpyriosDimatos (Tapera)

Creche Maria Nair da Silva (Fazenda do Rio Tavares)

Creche Poeta João da Cruz e Sousa (Areias do Campeche)

 Núcleo de Educação Infantil Armação (Armação). 

 

Leste da Ilha (01 unidade)

Núcleo de Educação Infantil Colônia Z11 (Barra da Lagoa)

 

Centro (06 unidades)

Celso Ramos (Prainha)

Monsenhor Frederico Hobold (Costeira do Pirajubaé)

 Irmão Celso (Agronômica)

Joaquina Maria Peres (Itacorubi)

Waldemar da Silva Filho (Trindade)

 Creche Orlandina Cordeiro (Saco Grande) 

 

Continente(02 unidades)

Creche Mateus de Barros (Monte Cristo)

 Núcleo de Educação Infantil Otília Cruz (Coloninha).